Publicada em 18/12/2018

Quinto Constitucional 2018: saiba como votar nesta quarta (19/12)

A escolha da lista sêxtupla acontece no dia 19 de dezembro, das 9h às 21h, em votação direta pela internet.

Na próxima quarta-feira (19/12), a advocacia baiana escolherá em votação direta a lista sêxtupla para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, reservada à classe pelo Quinto Constitucional.

Esta ser√° a segunda vez que a vota√ß√£o acontecer√° pela internet, em um site desenvolvido pela OAB-BA especialmente para a elei√ß√£o. Os advogados e advogadas dever√£o votar das 9h √†s 18h e s√≥ t√™m direito ao voto os profissionais adimplentes com a Ordem. O resultado com a lista s√™xtupla estar√° dispon√≠vel em at√© uma hora ap√≥s o t√©rmino da vota√ß√£o.

Os postulantes √† vaga s√£o: Esmeralda Oliveira, S√©rgio Nogueira Reis, Gild√°sio Rodrigues Alves, Claudete Kramel, Pedro Barachisio Lisboa, Marcelo Junqueira Ayres, Paulo Vilaboim, Carlos Eduardo Guimar√£es Ara√ļjo, M√°rcio Duarte, Eur√≠pedes Brito J√ļnior, Lia Barroso, T√Ęnia Godinho, Vanderson Schramm, F√°bio Periandro, Jo√£o de Melo Cruz Filho, Dinailton Oliveira, Josemita Rebou√ßas, Jos√© Aras, Janj√≥rio Vasconcelos Sim√Ķes e Kleber Andrade.

A sabatina com os candidatos aconteceu no √ļltimo dia 6 de dezembro, durante sess√£o do Conselho Pleno da OAB-BA, e foi transmitida ao vivo pelo YouTube. O v√≠deo est√° dispon√≠vel neste link: Sabatina com candidatos ao Quinto Constitucional no Conselho Pleno OAB-BA.

A atual gest√£o da OAB da Seccional restabeleceu a consulta direta √† classe para elabora√ß√£o da lista s√™xtupla, que durante 10 anos foi escolhida pelo Conselho Seccional. Ser√° a quarta vez consecutiva que a lista ser√° decidida pelo voto direto de toda a advocacia baiana.

Como votar,  passo a passo

A votação será feita através da internet. Todos eleitores aptos receberão um link via email para acesso à urna digital, podendo ser utilizado um tablet, smartphone ou computador para votar. A ordem dos candidatos na tela de votação é sempre a mesma. A tela do sistema se adapta à grande variedades de dispositivos, mas, da esquerda para direita, e de cima abaixo, a ordem dos candidatos é sempre a mesma.

PASSO 1

No dia 19/12/2018 você receberá um link através do seu e-mail que ativará sua autenticação no sistema de votação.

PASSO 2

Autenticação no sistema

Voc√™ dever√° usar o seu CPF, N¬į OAB e N¬į CNA (Caso n√£o receba o link via e-mail ou SMS)

PASSO 3

Seleção de candidatos

Voc√™ pode selecionar no Quinto Constitucional at√© seis candidatos para votar de uma √ļnica vez.

Caso o eleitor tenha selecionado o candidato incorreto, é necessário clicar sobre “ Corrigir “. Esse botão irá apagar os candidatos selecionados, permitindo a escolha novamente. Outra opção é clicar novamente naquele candidato ao qual não deseja votar que o mesmo é desmarcado para o voto.

Ao atingir o n√ļmero m√°ximo de candidatos, o sistema informa ao eleitor que j√° foram selecionados os 6 candidatos, n√£o sendo poss√≠vel marcar outros.

Caso os eleitores desejem votar em um n√ļmero menor de candidatos o sistema ir√° alert√°-los. Para finalizar o voto mesmo com o n√ļmero menor de candidatos selecionados, clique sobre ‚ÄúFinalizar Voto‚ÄĚ, caso desejem realizar mais votos clique sobre ‚ÄúContinuar votando‚ÄĚ.

Se o eleitor deseje votar em branco, ao clicar sobre ‚ÄúBranco‚ÄĚ o sistema pedir√° a confirma√ß√£o do voto.

Se o eleitor deseje votar nulo, ao clicar sobre ‚ÄúNulo‚ÄĚ o sistema pedir√° a confirma√ß√£o do voto.

PASSO 4

Votação concluída

Ao finalizar a votação o sistema irá exibir a tela de votação concluída.

Mais informa√ß√Ķes: