Sala da OAB Amando Braga é inaugurada na cidade de Casa Nova

Em mais um ato de valorização da advocacia do interior do estado, a OAB-BA reinaugurou nesta sexta-feira (27) a sala da advocacia Amando Braga, no fórum de Casa Nova, cidade que compõe a subseção de Juazeiro. Participaram da solenidade o conselheiro federal Fabrício Castro, o presidente da subseção de Juazeiro, Aderbal Vargas, o vice-presidente da subseção de Juazeiro,Thiago Cordeiro, os conselheiros seccionais Marcos Santana e Tamiride Monteiro, a advogada Cacilda Fernandes, que representou a advocacia local, além de funcionários do fórum. De acordo com o presidente Aderbal Vargas, a inauguração da sala foi um passo de suma importância para a advocacia como um todo. "Esse espaço serve aos advogados da região que vêm de outras comarcas e necessitam de um ambiente satisfatório para fazer petições emergenciais e cuidar do seu trabalho. A OAB-BA com isso vem dando dignidade e conforto aos seus associados", afirmou. Sobrinho-neto da personalidade que batiza a sala, o conselheiro federal Fabrício Castro, bastante emocionado, ressaltou a importante figura que foi Dr. Amando Braga para a advocacia do norte baiano, bem como a sua genuína vocação de avocar para si a defesa do outro. O conselheiro destacou que, dentre outras coisas, Dr. Amando abriu mão de fazer fortuna na iniciativa privada para advogar para aqueles que mais precisam.
"São esses os sentimentos que nos movem quando deixamos nossas tarefas para cuidar do bem comum. Quando nós, muitas vezes, colocamos a cara a tapa para falar que a Justiça não tem juízes e servidores. Não é fácil para um advogado fazer isso, mas eu tenho essa inspiração em Amando Braga. Peço que os jovens busquem saber quem foi esse advogado porque, no que se refere ao amor pela profissão, ele é uma referência", destacou. Cacilda Fernandes, mais um membro da classe que tem o Dr. Amando como inspiração, trouxe em sua fala o significado da Ordem homenagear essa figura. "Ele era um advogado que atendia a todos. Fazia o trabalho indistintamente para quem quer que fosse. Como sertanejo que era, sabia as dificuldades que esse povo enfrenta, então que fique registrada a nossa felicidade em ver o nome do Dr. Amando na sala da OAB".
Fabrício Castro lembrou ainda que a entrega das salas da advocacia no nosso estado integra o projeto transformador da OAB-BA, que busca valorizar o profissional e a história daqueles que lutaram pelo fortalecimento do Direito. "Essa sala daqui estava tão destruída a ponto do retrato do homenageado ter sido retirado pela família. A partir de Luiz Viana, construímos e reformamos mais de 25 sedes e até dezembro entregaremos 75 salas". Compromisso
Tiago Carneiro, vice-presidente da OAB em Juazeiro, frisou que com a entrega da sala de Casa Nova a gestão vem cumprindo a palavra assumida no momento da posse. "Assumimos o compromisso de entregar todas as salas que compõem a subseção. Graças a Deus e com a ajuda de Fabrício Castro, Luiz Viana e toda a OAB-BA conseguiremos isso até dezembro".
Ele fez questão de ressaltar a mudança de mentalidade da gestão do presidente Luiz Viana em comparação com o passado recente da OAB-BA. Segundo ele, houve um tempo em que a seccional se preocupava mais em acumular riqueza do que em investir na classe. "Quando Luiz Viana assumiu, isso começou a mudar, pois ele entende que o dinheiro deve ser usado em benefício da advocacia. Luiz Viana faz com que o dinheiro da advocacia volte para o advogado e advogada".
O conselheiro seccional Marcos Santana atestou as palavras do colega. "Nós sabemos que quando Luiz Viana assumiu, foi melhorando e qualificando o serviço prestado na capital do estado, mas também valorizou a advocacia do interior, se fazendo presente e traduzindo seu trabalho em dignidade para os colegas".
Para o advogado Antônio Marcos, uma sala da OAB digna é muito mais do que uma simples obra arquitetônica. "É fundamental para nós operadores do Direito termos um lugar de identificação onde possamos exercer a nossa profissão com mais qualidade e liberdade", concluiu. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)