ALBA debate pagamento de honorários a advogados dativos na segunda (02)

Uma das principais bandeiras levantadas pela OAB da Bahia, o pagamento de honorários a advogados dativos será tema de audiência realizada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no dia 2 de outubro, no Plenarinho, no CAB. Promovido pela Comissão de Constituição e Justiça da entidade, o debate tem como tema central o projeto de lei nº 21.861/2016, de autoria do deputado Luciano Ribeiro, que busca regulamentar a situação dos advogados dativos. Ao reconhecer que a advocacia dativa não recebe tratamento digno na Bahia, o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, destacou a importância do projeto. “Depois de trabalhar anos em comarcas onde a Defensoria Pública não está instalada, o dativo é obrigado a passar por uma verdadeira via-crúcis para receber os honorários devidos por fixação em sentença. Por isso a Assembleia Legislativa, por meio do deputado Luciano Ribeiro, vem, em boa hora, propor uma solução. A OAB tem a certeza da sensibilidade dos deputados e do governador Rui Costa para a solução do problema”, disse. Com histórico marcado pela luta em prol da advocacia dativa, a OAB da Bahia promoveu debates e realizou ações voltadas à garantia dos honorários da classe. Recentemente, no dia 4 de setembro, o conselheiro federal pela Bahia Fabrício de Castro Oliveira e o procurador da OAB-BA e conselheiro seccional, Rodrigo Magalhães, se reuniram para discutir, com os líderes da maioria e da minoria na ALBA, deputados José Neto e Leur Lomanto Júnior, entre outros assuntos, a remuneração dos advogados dativos. Dias antes, ao debater sobre o assunto, o Colégio de Presidentes da OAB da Bahia, reunido em Salvador, aprovou a criação de um grupo para orientar os advogados dativos, sobretudo no que diz respeito ao estudo da legalidade da recusa da nomeação pelo Estado, e a análise de uma ação coletiva, proposta pelo conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira.