Notícias

Solenidade de entrega de carteira tem discursos pautados por respeito e coragem

Em cerimônia realizada na manhã da última terça-feira (16/08), a OAB da Bahia entregou carteira a 53 estagiários. A cerimônia aconteceu no auditório da seccional, na Rua Portão da Piedade, e contou com as presenças, na mesa alta, do secretário-geral adjunto da OAB-BA, Pedro Nizan Gurgel, do conselheiro seccional e ouvidor-geral adjunto da Ordem, Édson Nuno, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, do tesoureiro da CAAB, Maurício Leahy, e do membro da OAB Jovem Daniel Paranhos.

Em seu discurso, Nizan destacou valores que considera essenciais ao exercício da profissão. “Em primeiro lugar, temos que ter respeito ao colega, à parte e à Justiça. Há de se ter, também, preparo e conhecimento técnico, porque, na carreira, é comum encontrarmos advogados mais experientes. E, por fim, coragem para sermos humildes e reconhecermos os assuntos que desconhecemos”, disse.

Ao mencionar a crise enfrentada pelo Judiciário, Luiz Coutinho falou que ainda é gratificante exercer a profissão. “A advocacia está passando por um momento muito difícil. A crise no Judiciário é evidente. Mas, apesar de todas as dificuldades, exercer a nossa profissão ainda é muito gratificante, sobretudo quando se tem ética e técnica, dois valores fundamentais à carreira”, pontuou.

O orador da cerimônia, Maurício Leahy, falou sobre a necessidade de empenho da classe em fazer uma nova Justiça. “Não podemos ser iguais. Temos a obrigação de fazer a diferença em tudo. Temos que acreditar que podemos construir uma nova era em que possamos nos vangloriar e ver a Justiça prosperar, porque uma sociedade sadia merece, precisa e clama por uma Justiça célere, imparcial e ética. E nós devemos utilizar incansavelmente todos os meios para ajudar nessa construção”, finalizou.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA).