Notícias

“Vamos Opará Saberes” é lançada com apoio da OAB-BA

Foi lançada, no dia 26 de setembro, a “Vamos Opará Saberes!”, uma iniciativa do  Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), com apoio da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, que tem como objetivo fornecer, de forma gratuita, uma série de aulas para futuros mestrandos e doutorandos. O evento contou com o apoio e a presença da vice-presidente da Comissão de Combate à Intolerância da OAB-BA, Gabriela Ramos.

Com o tema “África e o Feminismo Negro: A Descolonização do Conhecimento”, a conferência de abertura do projeto aconteceu na sede do MP-BA, em Nazaré, e contou com as presenças da professora Florita Cuhanga de Kinjango e da presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-BA e representante da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, Dandara Pinho, que destacou a importância da representatividade em pautas vinculadas à comunidade negra.

Realizadas nas próximas semanas, as aulas da “Vamos Opará Saberes!” serão ministradas por personalidades negras, como Zelinda Barros, Ana Flauzina, Denize Ribeiro, Claudia Pons, Ana Cláudia Pacheco, Denise Carrascosa e Emanuelle Góes, e buscarão instrumentalizar os alunos para o ingresso na pós-graduação por meio de projetos de pesquisa voltados a temáticas de racismo institucional, violências de gênero, saúde da mulher, entre outros.

Nesta terça-feira (11/10), os assuntos em pauta serão “A Prisão na Bahia: Literatura e Produção Subjetiva de Mulheres Encarceradas”, por Denise Carrascosa, e “Prisionização e Questão Racial: Um Olhar da Criminologia”, por Ana Flauzina. A aula será realizada no auditório do MP-BA, a partir das 9h, e contará com o lançamento do livro: “Discursos Negros: Legislação Penal, Política, Criminal e Racismo”. O evento fornecerá certificação pelo Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT (GEDEM).

Mais informações: [email protected] ou na página do projeto no facebook: https://www.facebook.com/oparasaberes.