Notícias

“Vamos para cima”, diz Fabrício Castro sobre caso de advogada agredida em Lauro de Freitas

O caso da advogada Thalita Coelho, agredida por um delegado e um policial militar no exercício da profissão, foi tema do discurso do presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, durante cerimônias de entrega de carteira na manhã desta segunda-feira (04/02). O caso ocorreu na 23ª Delegacia, em Lauro de Freitas, no último sábado (02/02). Segundo Fabrício, a OAB-BA não vai permitir que a situação fique como está.

“Nós não vamos aceitar essa situação. Nós vamos para cima. Vamos exigir providência da Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público, porque quem não respeita as prerrogativas de um advogado não está à altura de ser o bom policial que a Bahia merece. A luta da OAB é de todos nós”, destacou o presidente da seccional.

A violação de prerrogativas também foi tema do discurso do conselheiro federal Antônio Adonias, que ressaltou a importância da OAB-BA no cumprimento do ordenamento jurídico. “Nossa missão é emprestar nosso conhecimento para coibir abusos como esses e impedir que a opressão vá além daquilo que permite o ordenamento jurídico”, pontuou.

O conselheiro Adriano Batista destacou que “todo dia as autoridades constituídas se esquecem de observar a lei das prerrogativas dos advogados”. “É por isso que nós temos que estar a todo instante buscando fazer com que essas autoridades respeitem o que está escrito na lei. A Comissão de Prerrogativas nunca atuou tão fortemente como agora”, disse.

Ainda nas cerimônias, que contaram com a entrega de carteira a 111 advogados, o presidente da Caixa dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, apresentou a instituição aos profissionais recém-formados, com destaque para os serviços de convênios, mais de 1800 no total, plano odontológico, spa, sistema de transporte e médicos à disposição da classe.

Estiveram presentes às solenidades a secretária-geral da OAB-BA, Marilda Sampaio, o secretário adjunto, Maurício Leahy, o tesoureiro, Hermes Hilarião, a conselheira Lara Soares, a promotora Rita Tourinho e os advogados Gisele Amorim, João Rosa, Armin Delbert e Alano Frank.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)