[Dai-nos a graça divina da justiça: cortejo da OAB da Bahia une fé e energia na Lavagem do Bonfim]

Advocacia acompanhou cortejo da Seccional na retomada da festa. Daniela Borges destacou o lema "90 anos com fé na justiça".

Na última quinta-feira (12), a OAB da Bahia reuniu a advocacia baiana no seu tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim. Emoção e devoção não faltaram à classe, que se concentrou na frente do 2ª Distrito Naval e seguiu até a Colina Sagrada.

A presidenta da OAB da Bahia, Daniela Borges, ressaltou a singularidade desta edição: "O Bonfim deste ano é repleto de significados: é o primeiro após a paralisação causada pela pandemia e o primeiro após os 90 anos da OAB da Bahia, uma das instituições que sempre foi pautada pelas relações e pelo diálogo com toda a sociedade baiana, completar 90 anos. Ficar dois anos sem uma festa tão importante na história do nosso estado e da nossa cidade foi difícil, e agora celebramos o retorno com uma presença maciça de toda a advocacia baiana", comentou a presidenta.

Daniela Borges destacou, ainda, a sintonia entre os 90 anos da OAB da Bahia, celebrados desde agosto, a retomada da Lavagem do Bonfim: "É a procissão que sucede os 90 anos da OAB da Bahia, e, por isso, o lema que nós adotamos hoje é o '90 anos com fé na Justiça'. É forma da OAB-BA participar desta importante manifestação cultural do nosso estado, e de anunciar as melhores expectativas possíveis para todo 2023: pois os desafios sempre vão existir, mas temos coragem e um sistema OAB cada vez mais fortalecido, com um time maravilhoso e pronto para enfrentarmos cada desafio que surgir, realizando cada vez mais", completou.

Christianne Gurgel, vice-presidenta da OAB da Bahia, celebrou o sucesso do cortejo: "Foi muita alegria reunida, e multiplicada pela comunhão dos eventos - os 90 anos da OAB da Bahia e a retomada do Bonfim após esse período de afastamento. A advocacia fez uma festa lindíssima, celebrando a união, a paz, o respeito e todas as tradições que atravessam a história da Lavagem do Bonfim", disse a vice-presidenta da OAB-BA.

O diretor-tesoureiro da OAB da Bahia, Hermes Hilarião, sublinhou a importância da procissão e da participação da OAB da Bahia: "Ficamos dois anos sem a Lavagem do Bonfim, e foi muito bom poder retomar esse momento de fé, renovando as esperanças para que a gente possa ter um ano de muita luta, repleto de conquistas em defesa da advocacia e da sociedade baiana. A OAB da Bahia já marca presença, há muitos anos, na Lavagem do Bonfim, um dos eventos de maior dimensão histórica e cultural da Bahia, e não poderíamos ficar de fora da edição que retoma a procissão. Foi muito bom rever tantos advogados e advogadas, não só da capital, mas também do interior do estado, marcando presença no cortejo. É a OAB da Bahia cada vez mais presente, sempre defendendo valores importantes para a democracia e para o nosso Estado democrático de Direito", completou Hermes Hilarião.

Ubirajara Ávila, secretário-geral adjunto da OAB da Bahia, "Realizar este cortejo, reunindo tantas advogadas e advogados de toda a Bahia, materializa a importância deste ato de fé e de coragem que volta a acontecer em 2023. E a OAB da Bahia marca presença com a força e a disposição costumeiras para reafirmar os nossos valores e defender as prerrogativas e a valorização de toda a advocacia", pontuou o secretário-geral adjunto.

Para Maurício Leahy, presidente da CAAB, a procissão marca um momento para renovar as energias dedicadas à busca de melhorias para a advocacia: "É uma alegria muito grande voltar a participar do cortejo da OAB da Bahia, com a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, na Lavagem do Bonfim, é uma festa conhecida internacionalmente. Este é um dos momentos iniciais do ano em que a gente apresenta a importância da advocacia para a sociedade e renova os votos de gratidão e a disposição para que possamos ter dias melhores, tanto para a advocacia quanto para toda a sociedade baiana", disse Leahy.

O ex-presidente da seccional, Fabrício Castro, descreveu a Lavagem como o primeiro grande evento da Bahia no ano: "É uma alegria imensa participar, mais uma vez, de um evento que é de toda a Bahia mas que ganhou dimensão e repercussão nacional. A OAB da Bahia tem uma tradição em participar e trazer a alegria da advocacia para iniciar o ano defendendo os nossos valores. Fico sempre feliz em ver a OAB-BA integrada com toda a sociedade baiana", pontuou o conselheiro federal e ex-presidente Fabrício Castro.

O cortejo contou, ainda, com as presenças de representantes das seccionais de outros estados, conselheiros federais e de outras entidades, que se juntaram aos colegas para compartilhar as bênçãos do Senhor do Bonfim. Por onde passaram, os advogados e advogadas não só levaram demonstrações de emoção e fé, mas levantaram importantes bandeiras, como a luta por defesa das prerrogativas, a valorização da advocacia, o combate à violência contra a mulher e a defesa da democracia e do Estado democrático de Direito.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)