Notícias

[Em reunião na SPM, OAB-BA debate cuidados com egressas do sistema prisional]

Em reunião na SPM, OAB-BA debate cuidados com egressas do sistema prisional

Diretoria da Seccional foi representada pela vice-presidenta, Christianne Gurgel

A OAB da Bahia participou, nesta quarta-feira (13), de uma reunião na Secretaria de Políticas para as Mulheres para discutir a situação das egressas do sistema carcerário do nosso estado. A Seccional esteve representada pela vice-presidenta, Christianne Gurgel, pela vice-presidenta da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, Fernanda Barbosa, além da integrante da Comissão Carina Caldas.

De acordo com Christianne Gurgel, esse trabalho de atenção às egressas do sistema carcerário, que reúne OAB da Bahia, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, é muito importante, uma vez que essas mulheres necessitam bastante do apoio do Estado e de todos os entes que compõem o sistema de justiça para se inserirem na sociedade.

"É necessário que haja essa atenção de todas as instituições. A OAB está presente nesse trabalho com a Comissão da Mulher, a Comissão do Sistema Prisional e a Comissão dos Direitos Humanos para unir esforços às demais instituições e realizar a tutela dessas mulheres", disse.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, agradeceu o apoio da Ordem nessa iniciativa e destacou a importância de se criar um grupo de trabalho interinstitucional voltado à apreciação da situação das mulheres em situação prisional.

"Desse modo, vamos traçar estratégias de abordagem dos diversos problemas relacionados ao desencarceramento, penas, julgamentos e garantias dos direitos humanos. Esse trabalho será iniciado pelo Presídio Feminino de Salvador", anunciou a secretária.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA