[OAB-BA entrega nova sede da Subseção de Juazeiro]

OAB-BA entrega nova sede da Subseção de Juazeiro

Espaço atenderá as demandas da classe no Norte baiano

Mais um sonho realizado. A OAB da Bahia entregou nesta terça-feira (31) mais uma obra que irá beneficiar a advocacia do interior. Desta vez, a região contemplada foi o norte baiano, mais especificamente a Subseção de Juazeiro, que abrange as cidades de Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá, e agora conta com uma sede nova e melhor preparada para atender as demandas da classe.

O evento de reinauguração contou com as presenças, do presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, da secretária-geral, Marilda Sampaio, do secretário-geral adjunto, Maurício Leahy, e do tesoureiro, Hermes Hilarião.

Participaram ainda o presidente em exercício da Subseção, Rubnério Ferreira, e sua Diretoria, o presidente licenciado, Thiago Cordeiro, os conselheiros federais Luiz Viana e Daniela Borges, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, a representante do Instituto dos Advogados da Bahia, Cristiane Gurgel, o juiz eleitoral José Batista Júnior, outras lideranças da advocacia e autoridades.

De acordo com Fabrício Castro, o sonho que se realiza com a entrega da sede vai muito além do prédio em si. "Estamos construindo o sonho da valorização da advocacia do interior. E a gente precisa fazer justiça e dizer que todo esse trabalho de valorização do interior se deve a Luiz Viana", afirmou.

Nessa mesma linha, o conselheiro seccional Marcos Santana lembrou que há nove a advocacia do interior vive um tempo de respeito, que começou com o então presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana. "Parabenizo a todos por terem lembrado da nossa sede. A reforma trouxe mais conforto e altivez para que a gente possa desempenhar de forma ainda melhor a defesa da sociedade", salientou.

O programa de reforma e construção de salas e sedes, como bem frisou Luiz Coutinho, deu dignidade para os colegas. Coutinho lembrou que Viana, ao iniciar as obras, destacou que a sede é o corpo e a advocacia é quem traz a alma para esse corpo. "E hoje nós temos corpo e alma reunidos aqui em Juazeiro".

A nova sede de Juazeiro conta com acessibilidade para pessoas com deficiência e um novo auditório. A conselheira federal Daniela Borges, ao comparar o prédio institucional a um lar, reforça a necessidade da advocacia, sobretudo os que estão distantes da capital, ter uma casa que lhe dê orgulho.

"Uma casa onde a gente possa discutir nossos problemas, confraternizar. Essa casa vai dignificar não apenas a advocacia, pois tenho certeza que toda a sociedade de Juazeiro está orgulhosa dessa reinauguração", disse.

A obra era pra ter sido entregue no ano passado. No entanto, precisou ser adiada por conta da pandemia. Thiago Cordeiro reforçou o agradecimento à Diretoria Seccional e toda a atenção que tem sido dada aos colegas. "É um momento muito especial para nós e o significado dessa sede é muito grande", afirmou.

Bastante emocionado, o presidente Rubnério Ferreira relembrou um pouco da sua história na Seccional e saudou os colegas na figura de Edna Sampaio, que nos últimos dois anos cedeu a própria a residência para que as atividades da OAB no município fossem realizadas enquanto a sede era reformada.

"Eu fico muito feliz quando o nosso trabalho é reconhecido. Por isso quero agradecer tanto a Diretoria Seccional quanto a da Subseção, os meus presidentes de comissões que têm trabalhado muito. Sem vocês eu não conseguiria fazer muita coisa."

Representando o Conselho Federal, Luiz Viana expressou sua alegria em estar vivendo esse momento de entrega de mais uma sede no interior e destacou a importância de se ter uma gestão organizada e pautada na atenção à classe.

"A gente não planejou construir sedes em quase todas as Subseções pensando no resultado eleitoral. Fizemos isso baseados em critérios objetivos. Assim montamos um cronograma para atender a todos, cada um no seu tempo e de acordo com as necessidades."

Filha de Juazeiro, Christianne Gurgel transmitiu os cumprimentos do IAB e da ABAT. Ela ressaltou que a entrega da nova sede é um marco histórico para a advocacia local. "Juazeiro me deixou encorajada em seguir meu caminho pela liberdade."

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA