OAB Bahia
OuvidoriaCanais de Atendimento

Notícias

Programa SER visita Guanambi; caravana continua pelo sudoeste do Estado

27/07/2011

 

 

As atividades foram realizadas no novo fórum da comarca, onde a médica Jamile Ferraz falou sobre o programa e suas vantagens

A bióloga Natália da Silva Batista, da Embasa, abordou a situação do abastecimento na região

O fisioterapeuta Walter Silveira Júnior chamou a atenção para a importância de se fazer com que as tarefas do dia a dia se adaptem ao servidor

Em paralelo às palestras, enfermeiros e pessoal da vigilância epidemiológica do município atenderam servidores, advogados, promotores e pessoas que estavam no fórum, com a vacinação contra hepatite, tétano, febre amarela e gripe, e a aferição da pressão arterial e de glicemia

Às vésperas de completar um ano de inaugurado, o novo fórum da Comarca de Guanambi, 800 quilômetros a sudoeste de Salvador, recebeu ontem, terça-feira (26/7) pela manhã, a Caravana do Programa SER, do Tribunal de Justiça, que esteve na cidade para mostrar aos servidores ações desenvolvida nas áreas da saúde, autodesenvolvimento e produtividade.

Durante cerca de três horas, os servidores assistiram a um vídeo institucional, que mostra as propostas do programa, criado este ano, e a duas palestras. Uma sobre o abastecimento de água na região, tema em constante debate no município, devido à gravidade da situação, e outra abordando a aplicação da ergonomia no trabalho.

“Com ações assim, o Tribunal de Justiça demonstra sua preocupação com a qualidade de vida do seu corpo funcional”, disse o juiz João Batista Pereira Pinto, da 2ª. Vara Cível, que assistiu a toda a programação, no salão do júri do fórum. Na sua avaliação, as ações do Programa SER vão refletir positivamente na qualidade do trabalho do Judiciário.

As atividades começaram pouco depois das 9h30, com a médica Jamile Ferraz, da Diretoria de Assistência à Saúde do Tribunal, falando sobre o programa e suas vantagens. A bióloga Natália da Silva Batista, da Embasa, abordou a situação do abastecimento na região e a construção de uma adutora, de 235 quilômetros e extensão, para trazer água do Rio São Francisco.

O fisioterapeuta Walter Silveira Júnior, do Tribunal de Justiça, chamou a atenção para a importância de se fazer com que as tarefas do dia a dia se adaptem ao servidor; não o contrário, de forçar a adaptação do corpo às condições do trabalho. “Uma medida é a posição correta ao se sentar para trabalhar, que já permite a correção de alguns problemas que afetam a coluna”, destacou.

Em paralelo às atividades desenvolvidas no salão do júri, no hall do prédio enfermeiros e pessoal da vigilância epidemiológica do município atenderam servidores, advogados, promotores e pessoas que estavam no fórum, com a vacinação contra hepatite, tétano, febre amarela e gripe, e a aferição da pressão arterial e de glicemia.

Foram atendidas 64 pessoas, com aferição de pressão arterial e glicemia, e vacinadas 42 outras, segundo informou a enfermeira Williane Teixeira. Também participaram das ações, os enfermeiros Dienes Mendes e Ellaíne Gomes, além das vigilantes Ivanie Teixeira e Célia Guimarães.

Após as atividades em Guanambi, o Programa SER chega, nesta quarta-feira (27/7) em Brumado, depois passa por Vitória da Conquista e Jequié, onde encerra a etapa, na sexta-feira (29/7).

O programa está estruturado sob a forma de eixos temáticos que se desdobram em projetos e ações, viabilizados pelas unidades por meio de soluções integradas, demandando sempre os pilares de desenvolvimento humano como o Saber, o Bem-Estar e Reconhecimento Humano e servidores do Poder Judiciário da Bahia.

Mais informações sobre o Programa SER, do Tribunal de Justiça, acesse o hot site.

Texto: Ari Donato - Programa SER / Fotos: Nei Pinto

 

Últimas notícias

Ver todas