Notícias

[Coronavírus: OAB-BA divulga recomendações para funcionamento dos escritórios]

Coronavírus: OAB-BA divulga recomendações para funcionamento dos escritórios

As ações têm como objetivo reduzir a possibilidade de contágio e assim combater a proliferação da doença

Em virtude da pandemia causada pelo COVID-19, a Seccional Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil divulgou, nesta quarta-feira (18), recomendações para o funcionamento dos escritórios de advocacia do nosso estado. De modo geral, essas ações visam diminuir a concentração de pessoas em ambientes e, com isso, reduzir a possibilidade de contágio pela doença, atendendo assim as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Coronavírus: OAB-BA suspende atendimento presencial

A OAB-BA recomenda aos sócios e associados de escritórios que, prioritariamente, afastem as pessoas com mais de 60 anos e gestantes, que compõem o grupo de risco; se crie, na medida do possível, um ambiente virtual de trabalho, para reduzir a quantidade de pessoas nos escritórios e nas ruas; adeque a carga horária no sentido de possibilitar a circulação fora do horário de pico; e adote a prática do rodízio de funcionários. Essas ações, inclusive, vêm sendo adotadas pela própria OAB-BA. 

Coronavírus: Veja aqui os contatos temporários da Justiça

O secretário-geral adjunto da Seccional, Maurício Leahy, ressalta que esses cuidados são importantes pois estão em consonância com o que vem sendo adotado pelos países e organizações que mais tiveram êxito no combate à doença. É fundamental também que a prevenção seja adotada por todos aqueles que integram o escritório, o que inclui advogados, estagiários e funcionários de apoio.
 
"Estamos sugerindo que algumas mudanças sejam feitas de modo a atender as exigência da OMS e preservar a saúde de todos. Essas orientações devem ser adotadas por aqueles escritórios que por ventura tenham condições de adotar, pois sabemos que são realidades distintas que envolvem a advocacia em nosso estado", frisou Maurício Leahy.

As recomendações foram pensadas durante reunião do comitê formado especialmente para debater ações de combate ao coronavírus e envolveu, além da Diretoria, o presidente da Comissão das Sociedades de Advogados, Ricardo Dantas, o presidente da Comissão Especial do Advogado Associado, Vander Costa, e a presidente da Comissão Especial de Advocacia Corporativa, Raquel Carneiro.

Leia também:
Coronavírus: OAB-BA adia Seminário de Direito Tributário

ESA oferece cursos virtuais gratuitos e incentiva classe a ficar em casa

OAB-BA suspende sessão do Pleno e eventos conforme recomendação da OMS

CAAB suspende serviços por conta do coronavírus

Coronavírus: OAB-BA adota medidas para enfrentar a pandemia