Em dia histórico, cláusula de barreira é reduzida de 5 para 3 anos

Na última sexta-feira (20), foi sancionada a lei que altera o Estatuto da Advocacia.

A jovem advocacia conquistou uma importante vitória no processo de valorização e fortalecimento da classe. Na última sexta-feira (20), foi sancionada a lei que altera o Estatuto da Advocacia reduzindo de cinco para três anos o tempo mínimo para profissionais concorreram a cargos na Ordem.

Assim, jovens advogados e advogadas poderão disputar vagas nos conselhos seccional e das subseções de todo o país. A medida veio graças ao empenho das comissões e conselhos jovens do Brasil que acreditam na participação dos profissionais que hoje compõem cerca de 50% da advocacia brasileira.

Relator do processo que pede o fim da cláusula de barreira na Comissão Nacional da Jovem Advocacia, o ex-presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia da OAB-BA e hoje tesoureiro seccional, Hermes Hilarião, vem sendo um dos grandes incentivadores da participação dos jovens na política da OAB. Segundo ele, a medida vem reparar um erro histórico.

"Essa medida corrige um erro histórico para com a jovem advocacia, que sempre esteve alijada do processo eleitora da OAB, mas sem dúvida nós vamos continuar lutando pelo fim da cláusula de barreira e por uma Ordem dos Advogados do Brasil cada vez mais democrática, participativa e plural", disse.

Para a presidente da OAB Jovem da Bahia, Sarah Barros, a redução da Cláusula de Barreira é motivo de grande comemoração para toda a advocacia. "A OAB é a Casa de todos e todas, é a Casa da Democracia, sendo de extrema importância que todo e qualquer advogado e advogada possa participar das eleições da Ordem.  Hoje a Jovem Advocacia está em festa e com a certeza que a luta continuará", concluiu.

Tags: