OAB Bahia
OuvidoriaCanais de Atendimento

Notícias

Advocacia baiana participa do cortejo da Lavagem do Bonfim em ato de fé, tradição e afirmação institucional

Cortejo reuniu advogados e advogadas em caminhada até a Colina Sagrada, unindo fé, tradição e defesa das pautas da advocacia baiana

15/01/2026
imagem

A advocacia baiana marcou presença, na manhã desta quarta-feira (15), no tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim, reafirmando o vínculo histórico da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Bahia (OAB-BA) com uma das mais expressivas manifestações culturais e religiosas do estado. A concentração aconteceu em frente ao 2º Distrito Naval, de onde advogados e advogadas seguiram em caminhada até a Colina Sagrada.

Durante o percurso, a OAB-BA reuniu a classe em um ato que combinou devoção, tradição popular e posicionamento institucional. Além das manifestações de fé, a seccional levou ao cortejo pautas prioritárias para a advocacia, como o combate ao golpe do falso advogado, a defesa do Estado Democrático de Direito, a valorização profissional, a proteção das prerrogativas, a promoção da inclusão e da diversidade, o fortalecimento da jovem advocacia e a defesa da realização de concurso público pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

Para a presidenta da OAB Bahia, Daniela Borges, a participação da instituição no festejo reforçou a presença ativa da Ordem na vida social e cultural da Bahia. “A OAB Bahia mais uma vez presente na Lavagem de Nosso Senhor do Bonfim. Essa festa que é a maior manifestação cultural popular da Bahia. São 2 milhões de pessoas nas ruas caminhando, porque quem tem fé vai a pé. Daqui da Nossa Senhora da Conceição da Praia até a igreja, o Santuário de Nosso Senhora do Bonfim. E a OAB Bahia presente nesse importante momento, também mostrando a gratidão da advocacia e, ao mesmo tempo, também às nossas lutas. A importância desse momento, mais uma vez, para a advocacia baiana e para a cultura baiana”, destacou.

O vice-presidente da seccional, Hermes Hilarião, também ressaltou o significado institucional do ato. “A Lavagem do Bonfim é a expressão máxima da cultura baiana, uma festa tradicional na nossa capital, na nossa Bahia, mas é também uma oportunidade da OAB da Bahia reafirmar suas lutas, defender os seus valores, um judiciário mais eficiente, a valorização da advocacia, em defesa das nossas prerrogativas e demonstrar que a OAB da Bahia quer estar também ao lado da cidadania, ao lado do povo baiano. E vamos fazer juntos uma grande caminhada nesse ato de fé e também em defesa da cultura da Bahia”, afirmou.

Reforçando o cuidado com a advocacia durante o evento, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Maurício Leahy, destacou o papel da entidade no apoio aos participantes do cortejo. “Mais um ano no cortejo da Lavagem do Bonfim, OAB e Caab sempre juntas, com muito serviço, com muita comodidade para a advocacia baiana. É isso que interessa. Ver a advocacia sempre unida”. 

Ao ressaltar o caráter coletivo e institucional da participação da OAB-BA na Lavagem do Bonfim, o secretário-geral adjunto da seccional, Raphael Pitombo, enfatizou a mobilização da advocacia baiana no cortejo. “Estamos aqui na nossa concentração para o cortejo do Bonfim. A OAB Bahia mantendo a tradição, iniciando esse ano de 2026 pedindo proteção e muitas bênçãos para a nossa instituição e para toda a advocacia baiana”.

Organização e apoio à advocacia

A participação da advocacia contou com estrutura de apoio oferecida pela OAB-BA e pela Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), que disponibilizou translado gratuito de ida e volta, além de estacionamento gratuito no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM). Os veículos utilizados no transporte puderam ser acompanhados em tempo real, garantindo maior comodidade e segurança aos participantes.

Os advogados e advogadas também utilizaram kits personalizados, com camisa e chapéu, adquiridos previamente nos pontos de venda disponibilizados pela seccional, contribuindo para a identificação institucional e a organização do cortejo.

 

Crédito: Felipe Teles/ OAB-BA

 

 

Crédito: Edielle Carvalho/ OAB-BA

 

Últimas notícias

Ver todas