[Conselho Pleno aprova nomes indicados para receber comenda Ruy Barbosa do triênio 2022-2024]

Honraria é a mais alta concedida pela OAB da Bahia

Na manhã da última sexta-feira (5), os conselheiros seccionais da OAB da Bahia aprovaram por unanimidade, em sessão do Conselho Pleno, os nomes indicados pela diretoria da entidade para receber a comenda Ruy Barbosa do triênio 2022-2024. A premiação é a maior honraria concedida pela seccional e é dada a nomes que se destacam dentro da advocacia baiana.

Foram aprovados os nomes dos ex-presidentes e atuais conselheiros federais Luiz Viana Queiroz e Fabrício Castro e o da conselheira seccional e ex-presidente da subseção de Paulo Afonso, Maria do Socorro Leite Rolim. A seccional organizará as cerimônias de entrega das comendas.

Durante os votos em que encaminharam o deferimento das indicações, os relatores destacaram aspectos relevantes das carreiras dos indicados, salientando não só os pontos técnicos, mas também a defesa de pautas importantes para a OAB e para a sociedade e, no caso dos ex-presidentes, as mudanças importantes que implantaram na OAB-BA.

“Diante de tantos serviços prestados não poderia deixar de mencionar aquele que lhe é mais caro: a defesa das prerrogativas da advocacia. O presidente Fabrício, amante da celeridade, arquitetou a mudança do nosso regimento para criar a Câmara de Prerrogativas, fato que gerou uma revolução no deferimento e efetivação de desagravos, tornando a nossa seccional campeã no deferimento e realização destes”, afirmou o conselheiro seccional Adriano Batista em seu voto sobre o ex-presidente e conselheiro federal Fabrício Castro.

“Ele se elegeu em uma eleição muito acirrada, se consolidou como uma liderança muito forte no sistema OAB e valorizou o interior de uma forma jamais vista. Para mim, como advogado do interior, é uma honra encaminhar esse voto”, discursou o conselheiro seccional Carlos Medauar em favor do nome do ex-presidente e conselheiro federal, Luiz Viana Queiroz.

Já a conselheira seccional Maria Luíza Brito encaminhou o voto em favor da conselheira seccional e ex-presidente da subseção de Paulo Afonso, Maria do Socorro Leite Rolim. “Ela foi uma das pessoas que conseguiu implantar a OAB de Paulo Afonso, foi a primeira secretária-geral da subseção e a primeira mulher a ingressar na diretoria. Foi presidente na gestão de 2013-2015. A trajetória de Socorro é de luta e de muita determinação para conseguir seus objetivos. Ela é uma líder na advocacia de Paulo Afonso”, concluiu.