Curso voltado para a jovem advocacia abre calendário da ESA-BA

Com sala cheia, aconteceu na manhã desta terça-feira (01), abrindo o calendário de cursos da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA/BA) em 2016, a primeira aula do Curso de Iniciação para Jovens Advogados, "Ética e Gestão de Escritórios", ministrada pelo conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira e pelo professor Leonardo Mendes Cruz. Projeto desenvolvido pela ESA-BA em parceria com o Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (OAB Jovem), o curso é voltado à preparação dos novos profissionais para a prática da advocacia. Segundo a vice-presidente da OAB da Bahia, Ana Patrícia Dantas Leão, "uma das prioridades da OAB é o apoio e a valorização do jovem advogado, que ocorre também por meio da sua capacitação profissional". Neste sentido, completa, "a Escola Superior de Advocacia, sob a liderança da conselheira Cyntia Possídio, desenvolve importante trabalho, a exemplo deste exitoso projeto de prática da advocacia em diversos ramos do direito voltado para os jovens advogados". "Muitos outros projetos estão sendo desenvolvidos com propósito de dar amparo a estes profissionais, que são mais sensíveis às dificuldades que a carreira apresenta. A OAB, a casa do advogado, está atenta às necessidades da jovem advocacia" ressaltou Ana Patrícia. Sucesso de público, o Curso de Iniciação para Jovens Advogados esgotou rapidamente a primeira turma e já está com inscrições abertas para a próxima. Nele, o jovem advogado pode aprender mais sobre práticas na advocacia trabalhista, cível, criminal, processo judicial eletrônico, ética e gestão profissional, além de outras áreas do conhecimento advocatício, para que possa então escolher melhor a área que tenha maior afinidade. Para o curso inaugural, a capacidade de vagas foi completa: 100 inscritos. "Com essa capacidade esgotada, vamos lançar a segunda turma no início de março e que muitos outros possam participar", revela Luiz Gabriel. Para o conselheiro federal Fabrício Oliveira, "Esse curso mostra a preocupação da OAB, através do Conselho de Jovens, em preparar o jovem advogado, dando noções de gestão, de ética, mostrando a importância dessas duas práticas no sucesso profissional. Quero parabenizar a ESA pela bela iniciativa", disse.

"É muito importante a escola preparar o advogado que acabou de sair das universidades, que recebeu sua carteira profissional, e não possui ainda a base para enfrentar o mercado de trabalho”, avalia Luiz Gabriel Batista Neves, diretor secretário da ESA/BA.

Para o presidente da OAB Jovem, Hermes Hilarião, o curso é importante nas escolhas dos jovens profissionais em início de carreira. "É comum que o jovem advogado tenha aquela ideia de clínico geral, até para conseguir conquistar mais clientes, tendo mais experiências profissionais, e esse curso apresenta aos alunos, essas experiências das áreas específicas, para que o jovem possa definir já qual a área seguir", analisa.

Esteve presente na ocasião o presidente da subseção de Feira de Santana, Marcus Carvalhal.

Aula Magna
– Na quinta-feira (03/03), às 18h, no auditório do Salvador Trade Center, na Avenida Tancredo Neves, o professor Jorge Hélio, ex-ministro do CNJ por dois mandatos, fará a aula magna de abertura do calendário de cursos da ESA-BA, com o tema 'Direito Processual Constitucional'. Constitucionalista renomado, Jorge Hélio é professor de Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza e pós-graduado em Direito Público.