OAB Bahia
OuvidoriaCanais de Atendimento

Notícias

Juízes leigos iniciam curso de capacitação no auditório do TJ

14/02/2011

O Tribunal de Justiça deu início, ontem segunda-feira (14), no auditório do Tribunal de Justiça, ao Curso de Capacitação do primeiro grupo de juízes leigos da capital e interior do Estado, nomeados no último dia 25 de janeiro. O juiz Ricardo Schmitt, assessor da Presidência, deu as boas-vindas aos novos integrantes do Poder Judiciário. Em seguida o juiz André Gomma, membro do Comitê Executivo do Movimento pela Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou o curso abordando o tema Mediação Judicial e Atos Instrutórios nos Juizados Especiais.

O magistrado, dentre outras orientações, tratou da importância do "procedimento padrão de conciliação", implantado com sucesso nos tribunais brasileiros, e falou sobre a condução das audiências, orientando o juiz leigo a se comportar de maneira a evitar constrangimento e negativas de acordo entre as partes.

O juiz André Gomma lembrou também dos objetivos fundamentais do Movimento pela Conciliação, que é o de alterar a cultura do litígio, promovendo a busca de soluções para os conflitos mediante a celebração de acordos.

"O Tribunal baiano está fazendo um esforço de modernização com o objetivo de disseminar as boas práticas judiciárias e dar celeridade ao judiciário. Essa é a política institucional de qualidade, de implementação do profissionalismo na prestação do serviço público", afirmou.

Continuidade – À tarde, os juízes leigos receberam orientações sobre as atividades da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (SETIM), além de outros procedimentos do Tribunal, a exemplo do sistema de Frequência de Produtividade, o SAIPRO e o PROJUDI.

O Curso de Capacitação continua no auditório do Tribunal. O tema Atividades das Corregedorias será ministrado pelo juiz corregedor da capital, Moacir Reis Fernandes Filho e pela juíza corregedora do interior, Graça Marina Vieira da Silva.

Às 16h será realizada uma audiência pública para definir os locais em que os novos servidores serão lotados, de acordo com a ordem de classificação no concurso.

Texto: Georgia Cedraz

Últimas notícias

Ver todas