Noite de homenagens a Calmon de Passos reúne comunidade jurídica da Bahia

A noite desta quinta-feira (17) foi de felizes lembranças de um grande jurista baiano e um dos maiores processualistas brasileiros. Promovida pela OAB da Bahia, a cerimônia "5 anos sem Calmon", em homenagem a J. J. Calmon de Passos, lotou o Salão Esmeralda do Sheraton Hotel da Bahia onde profissionais e estudantes da comunidade jurídica de Salvador conheceram mais sobre a vida e a obra de Calmon, nas palestras proferidas pela professora Marília Muricy e pelo professor e conselheiro federal Fredie Didier. Na ocasião, aconteceu o lançamento do livro póstumo "Revisitando o Direito, o Poder, a Justiça e o Processo - Reflexões de um jurista que trafega na contramão", apresentado pelo advogado Sylvio Garcez Júnior.

Compuseram a mesa-alta da cerimônia o presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz; o vice-presidente Fabrício Oliveira; a professora Marília Muricy, o professor Fredie Didier; Eridan Maria Velloso de Passos, filha de J.J. Calmon; o desembargador Nilson Castelo Branco; o advogado Sylvio Garcez; o ex-presidente da OAB-BA Geraldo Sobral, que representou o Instituto de Letras Jurídicas; o desembargador Pedro Guerra; o ex-vice presidente e ex-secretário geral da OAB-BA Antonio Menezes e o advogado e coordenador do evento Sérgio Novaes. "A ideia desta noite 'cinco anos sem Calmon' é fazer uma homenagem a esse grande mestre", declarou o presidente da OAB Bahia Luiz Viana Queiroz em seu discurso.

A professora Marília Muricy, primeira palestrante, destacou a importância de J. J. Calmon de Passos para a classe jurídica e para a sociedade e fez elogios à sua obra e ao novo livro que estava sendo lançado. "Digo sempre aos meus alunos que quem não conheceu Calmon em vida deve conhecer sua vida em morte, devem conhecer a sua obra, pois neste livro se estampa os melhores momentos intelectuais de Calmon. A melhor forma de saber quem é Calmon é ver o que ele próprio conta da sua vida", disse Marília Muricy.

Em sua palestra, o conselheiro federal Fredie Didier destacou aspectos importantes da vida e da obra de J. J. Calmon e contou diversos episódios curiosos do seu convívio com o mestre, conhecido por sua personalidade forte, arrancando risos da plateia. "Diferente de outros mestres, Calmon não tinha discípulos. E ele me disse 'Eu não sou assim. Eu ensino para que as pessoas construam suas carreiras sem vínculo a mim. ' E apesar de não ter discípulos, Calmon, sem querer, influenciou esta geração de hoje, que não foi aluno dele", revelou Didier.

A filha de J. J. Calmon Eridan Maria Velloso de Passos recebeu uma placa em homenagem a seu pai, agradeceu a OAB Bahia pela organização do evento, e também a Marília Muricy, Fredie Didier e Sylvio Garcez pela admiração e respeito ao seu pai. "Eu sinto, aqui e agora, que este seu (de Calmon) desejo se realiza porque pressinto que meu pai vive e, se vocês puderem me perdoar a heresia, ele, meu pai, está aqui entre nós. Porque se não mais escutamos a sua voz, se já não usufruímos mais de sua presença, posso sentir que sua voz e sua presença estão em cada um de vocês que vieram. Esta é a esperança que me move", expressou.

Em seguida, o advogado Sylvio Garcez Júnior apresentou ao público o livro "Revisitando o Direito, o Poder, a Justiça e o Processo - Reflexões de um jurista que trafega na contramão", da Editora Juspodium, obra que Calmon de Passos considerava seu testamento. O presidente da OAB Bahia encerrou o evento e convidou os presentes para o coquetel de confraternização.

Também participaram da homenagem a Calmon os conselheiros federais André Godinho, Fernando Santana e Maurício Vasconcelos, os conselheiros seccionais Gustavo Moris, Orman Ribeiro, Pedro Nizan Gurgel e Rodrigo Magalhães, o presidente da Comissão de Prerrogativas João Cerqueira, o presidente da Comissão de Relações Institucionais Carlos Tourinho, o presidente da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem Rodrigo Magalhães, a vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente Cláudia Albagli, o ex-presidente da CAAB David Bellas, a vereadora Olívia Santana, procurador-geral de Justiça Wellington Lima, o procurador de Justiça Paulo Modesto e outros grandes nomes da comunidade jurídica da Bahia, como Bruno Godinho, Carlos Alfredo Guimarães, Gustavo Lanat, Pedro Barachísio Lisboa, Sérgio Nogueira Reis, Carlos Nova, Lia Barroso, Pedro Barroso, Fernanda Vila, Suzane Faillace, Esmeralda Oliveira, Bernadeth Gonçalves, Antônio Beltrão, Jackson Azevedo, George Fragoso, Márcio Gomes, entre outros.

Sobre J. J. Calmon - Reconhecido nacionalmente por sua atuação, J. J. Calmon de Passos se notabilizou por sua visão global do Direito e conhecimento profundo em diversas áreas das ciências jurídicas, desenvolvidos em mais de 60 anos de profissão. Ex-presidente da OAB da Bahia, Calmon foi professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), livre-docente da Faculdade de Ciências Econômicas, catedrático de processo civil da Faculdade de Direito da UFBA, fundador do Centro de Cultura Jurídica da Bahia, procurador-geral de Justiça, e membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. J. J. Calmon faleceu em 18 de outubro de 2008 aos 88 anos. Confira o discurso do presidente da OAB da Bahia Luiz Viana na homenagem a J. J. Calmon de Passos. Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA