Notícias
- Página Inicial/
- Notícias/
- Todas as notícias/
- Nova regra da Receita Federal altera abertura de sociedades de advogados
Nova regra da Receita Federal altera abertura de sociedades de advogados

Seguindo determinação nacional da Receita Federal (Nota Técnica COCAD/RFB nº 181/2025), em conformidade com a Lei Complementar nº 214/2025, o processo de abertura de Sociedades de Advogados passou por uma mudança significativa desde 1º de dezembro. A partir de agora, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passa a ser emitido exclusivamente pela Receita Federal do Brasil e só será gerado após o advogado informar os dados da sociedade e definir o regime tributário no momento da abertura.
Até então, a OAB-BA intermediava todo o procedimento, incluindo a emissão do CNPJ. Com o novo modelo, a Ordem continua responsável pela análise e homologação do registro societário no portal da Junta Comercial, etapa em que é emitido o Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE). Somente após esse deferimento, o advogado será direcionado ao Módulo de Administração Tributária (MAT), sistema da Receita Federal onde será feita a solicitação do CNPJ e escolhida a forma de tributação (como Simples Nacional ou regime geral).
A definição do regime tributário, que antes podia ocorrer até 60 dias após a abertura da empresa, agora é obrigatória ainda na fase inicial. Sem essa etapa, o CNPJ não é emitido, impedindo qualquer operação da sociedade. É importante destacar, ainda, que a mudança vale apenas para processos de constituição de sociedades; procedimentos de alteração e distrato permanecem inalterados.
A adequação segue diretrizes da administração tributária federal e acrescenta uma etapa ao fluxo tradicional, com o objetivo de aumentar a integração entre bases cadastrais, garantir maior segurança jurídica e assegurar a consistência das informações empresariais.
Novo passo a passo para abrir uma Sociedade de Advogados:
1ª Etapa – Pedido de Viabilidade
O advogado deve preencher o Pedido de Viabilidade no sistema da OAB-BA. Após análise do órgão competente, será emitido um protocolo.
2ª Etapa – Documento Básico de Entrada (DBE)
Com o protocolo, o advogado preenche o DBE da Receita Federal, que gera o número correspondente.
3ª Etapa – Registro na OAB-BA
Com o número do DBE, é feito o preenchimento do Requerimento Eletrônico para abertura da empresa. O documento será analisado, deferido e homologado pela OAB-BA, resultando no número de registro da Sociedade. (Antes, finalizava aqui o registro na OAB-BA e na Receita, já com a emissão do CNPJ).
4ª Etapa – Escolha do regime tributário e emissão do CNPJ
A partir de agora, após o deferimento do registro, o advogado receberá por e-mail o contrato averbado sem o CNPJ (link para acesso a Via Única), junto com as orientações e o link de acesso ao Módulo de Administração Tributária (MAT), via GOV.BR. Nesse ambiente, deverá:
1. Informar os dados complementares da sociedade;
2. Escolher o regime tributário;
3. Concluir a solicitação para emissão do CNPJ.
Somente após essa etapa o número do CNPJ será liberado.
Últimas notícias









