OAB-BA divulga nota pública sobre assassinato do professor Marcus Matraga

A OAB da Bahia divulgou nesta quinta-feira (11) uma nota pública acerca do assassinato do professor aposentado da UFBa Marcus Vinicius de Oliveira Silva, ocorrido há uma semana. Confira a íntegra:

Nota Pública

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia entende que a Secretaria de Segurança Pública deve realizar uma apuração ágil e rigorosa e o Ministério Público Estadual um acompanhamento minucioso do caso do assassinato do professor aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBa), Marcus Vinicius de Oliveira Silva, o Marcus Matraga, ocorrido há uma semana, na última quinta-feira (04/02) no povoado de Pirajuía, no Recôncavo baiano.

Nascido em Minas Gerais, Marcus era mestre em Saúde Pública pela UFBa e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ele foi um dos pioneiros na luta pela reforma antimanicomial e pela criação dos Centros de Atenção Psicossocial, os Caps.  Em nota, o Conselho Federal de Psicologia destacou sua participação na consolidação da Psicologia no Brasil, tendo integrado diversas gestões do CFP e dos conselhos regionais de Minas Gerais e Bahia.

Na noite de quinta-feira (04/02), Marcus Matraga teria sido retirado de casa por dois homens, conduzido até uma estrada de terra do povoado e executado com um tiro na cabeça. Segundo nota da UFBa, ele foi morto possivelmente em função de sua atividade política na mediação de conflitos de terra.

Trata-se de uma perda incomensurável, cuja impunidade é inadmissível. Faz-se imperiosa a resposta eficiente do Estado.