[OAB da Bahia cria Comenda Barachisio Lisbôa]

OAB da Bahia cria Comenda Barachisio Lisbôa

Honraria será concedida a advogados com 50 anos de profissão

Na manhã desta sexta-feira (23), o Conselho Pleno da OAB da Bahia aprovou, por unanimidade, a resolução que cria a Comenda Barachisio Lisbôa. A honraria será concedida pela Seccional aos advogados baianos que completarem 50 anos ininterruptos no exercício da profissão sem nenhuma infração ético-disciplinar.

A premiação tem como objetivo prestigiar os advogados mais experientes e que tenham dedicado sua vida à militância na advocacia. Os nomes que estiverem aptos a ganhar a homenagem serão selecionados pela OAB-BA e levados ao Conselho para ratificação.

O nome da comenda foi escolhido para homenagear o advogado Barachisio Lisbôa, ex-presidente da OAB da Bahia, fundador do escritório que leva seu nome e bastante conhecido pelo seu notável saber jurídico e sua cultura advocatícia. A criação da comenda foi um compromisso assumido pela diretoria junto à classe.

“O nosso desafio na OAB é atuar por toda a advocacia. Na sua multiplicidade e diversidade. Mas a gente tem o desafio de fazer mais por quem precisa mais. Atuamos por todos, mas com atenção especial para com aqueles que trazem demandas maiores, em razão de desafios maiores. O nosso objetivo com a criação dessa comenda é valorizar a experiência. Os advogados e advogadas que dedicam uma vida à advocacia”, afirmou a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges.

Além da presidenta Daniela, compuseram a mesa ao longo da sessão do Conselho desta sexta a vice-presidenta da OAB-BA, Christianne Gurgel; a secretária-geral da OAB-BA, Esmeralda Oliveira; o secretário-geral adjunto da OAB-BA, Ubirajara Ávila; o diretor-tesoureiro, Hermes Hilarião; o procurador de prerrogativas da OAB-BA, Rafael Mattos; o presidente da subseção de Feira de Santana, Rafael Pitombo; os conselheiros federais Fabrício Castro e Mariana Oliveira; o conselheiro seccional, Carlos Medauar; o coordenador do Colégio de Presidentes da OAB-BA, Daniel Moraes; a presidenta e o secretário-geral da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB-BA, Raquel Pedreira e Igor Tupinambá, respectivamente, e o advogado Leonardo cruz.

Ainda na mesma sessão, os conselheiros aprovaram a inclusão do Parágrafo 7º no Artigo 24 da Resolução nº 010/2023 e receberam informativos sobre a campanha de recadastramento.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA