OAB da Bahia estabelece diálogo com juízes e servidores do Fórum Ruy Barbosa

Com o objetivo de estimular o diálogo sobre melhorias voltadas à observância das prerrogativas da advocacia, a OAB da Bahia visitou magistrados e servidores do Fórum Ruy Barbosa na manhã desta segunda-feira (12/12). O encontro contou com a presença da vice-presidente da seccional, Ana Patrícia Dantas Leão, do presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem, Adriano Batista, da diretora de Capacitação e Eventos da comissão, Luciana Tourinho, e do membro do grupo Victor Assunção. “É importante o diálogo com os juízes e servidores, para que, juntos, possamos caminhar em prol da consolidação de garantias legais e constitucionais dos cidadãos. Nesta direção, é imprescindível que a advocacia seja respeitada e esteja fortalecida. Vamos continuar trabalhando para que todas as nossas prerrogativas sejam observadas, o trabalho é difícil e constante. O diálogo com o Poder Judiciário é um caminho necessário, que precisamos percorrer, que não exclui a atuação firme e incansável da OAB nas situações em que o diálogo se mostrar ineficaz. Hoje, conversamos sobre o direito dos advogados e advogadas de serem atendidos pelos magistrados, bem como a necessidade de que os alvarás judiciais sejam expedidos em nome dos patronos constituídos nos mandatos. Essas ações continuarão até o encerramento deste execício e muitas outras estão programadas para 2017. A defesa da advocacia, das prerrogativas e a sua independência são nossas missões institucionais", explicou Ana Patrícia.  Ainda em sua fala, a vice-presidente destacou a presença constante da Ordem no dia a dia dos advogados que militam no Fórum. “Estamos aqui todos os dias, por meio da nossa Comissão de Prerrogativas, visitando os cartórios, buscando a conscientização da importância do bom atendimento ao advogado e do urbanismo com a nossa classe. O plantão da Comissão de Prerrogativas funciona todos os dias, na sala das comissões, no 1º andar do fórum Ruy Barbosa”, complementou. Com opinião semelhante, Adriano Batista também destacou a importância do diálogo. “Essa visita foi extremamente proveitosa, porque nos permitiu conhecer um pouco melhor os magistrados, mostrar que estamos todos a serviço do Judiciário e que não existem lados opostos. Também serviu para mostrar que a OAB está aberta, apoiando as boas iniciativas dos juízes e cobrando melhor estrutura, e que precisamos, nesse momento de crise, dar as mãos, para melhorarmos o serviço de atendimento”, pontuou. O juiz George James Costa, da 10ª Vara Cível, comemorou o resultado do encontro. “Acredito que esse contato pessoal do juiz com os advogados é bastante importante. Vejo isso como algo positivo, porque estreita laços e facilita a comunicação entre juízes e advogados”, concluiu.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)