Notícias

[OAB da Bahia repudia agressões a profissionais da imprensa]

OAB da Bahia repudia agressões a profissionais da imprensa

A OAB da Bahia, enquanto instituição que faz a defesa intransigente da Constituição e do Estado democrático de direito, vem acompanhando com preocupação o crescimento dos casos de agressão a profissionais de imprensa em todo o Brasil, e em particular na Bahia. Em nosso estado, dois exemplos recentes demonstram como o trabalho dos jornalistas vem se tornando uma atividade cada vez mais sujeita a riscos no exercício cotidiano da profissão. 

Na manhã desta segunda-feira (16), uma equipe de jornalismo da TV Record foi agredida por dois homens enquanto realizava a cobertura de um acidente ocorrido na Avenida Orlando Gomes, em Salvador. A repórter, inclusive, foi atingida com um soco no rosto. No último dia 11, uma equipe da TV Aratu foi hostilizada por participantes de uma manifestação que ocorria no Farol da Barra, também na capital.

A OAB-BA repudia e lamenta profundamente esses atos de violência contra profissionais da imprensa baiana e reforça mais uma vez seu compromisso em manter-se atuante em defesa da liberdade de imprensa e do jornalismo exercido com seriedade. A transparência, a liberdade de expressão e o direito da sociedade à informação são essenciais para o fortalecimento da Democracia e da Ordem Constitucional. 

A todos os jornalistas, na Bahia e no Brasil, vítimas de agressões no exercício da profissão, a nossa solidariedade.