Notícias
- Página Inicial/
- Notícias/
- Todas as notícias/
- OAB Jovem apresenta Relatório de Gestão 2025 com mais de 16 mil pessoas impactadas
OAB Jovem apresenta Relatório de Gestão 2025 com mais de 16 mil pessoas impactadas
Documento foi apresentado no IV Colégio de Presidentes e destaca ações de capacitação, interiorização e fortalecimento da jovem advocacia em todo o estado

O presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia da OAB Bahia (CCJA), Helidissiony Rocha, apresentou, durante o IV Colégio de Presidentes realizado, no último dia 21 de novembro, o Relatório de Gestão 2025, reunindo os principais indicadores e ações desenvolvidas ao longo do ano. O documento consolida iniciativas de formação, inclusão e fortalecimento profissional que, juntas, impactaram diretamente cerca de 16 mil pessoas, entre advogados recém-inscritos e estudantes de Direito.
Ao todo, foram promovidos 101 eventos, nas modalidades presenciais, online e híbridas. A programação contemplou atividades de capacitação, debates, ações de integração e iniciativas de suporte à jovem advocacia. Entre os destaques, estão ações permanentes como Portas de Prova, Minha Primeira Foto Profissional, Central de Dúvidas, OAB Vai às Faculdades e os programas de mentoria.
Os indicadores de participação reforçam o crescimento da atuação da OAB Jovem em 2025. O Curso de Iniciação na Advocacia registrou 3.128 participantes, enquanto as Audiências Simuladas somaram mais de 7 mil inscrições em áreas como criminal, trabalhista, família, consumidor e violência doméstica. A Semana de Capacitação também se destacou, reunindo 2.206 inscrições ao longo de cinco dias de atividades intensivas.
A iniciativa de interiorização fortaleceu ainda mais a presença da OAB Jovem no estado, reunindo 920 participantes em eventos regionais realizados em Lauro de Freitas, Jequié, Seabra, Itabuna, Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Ipiaú. O programa OAB Vai às Faculdades levou informações, orientação profissional e serviços para 790 estudantes de seis instituições de ensino superior.
A atuação foi impulsionada ainda pelos 13 Grupos de Trabalho, responsáveis pelo desenvolvimento de projetos nas áreas de inclusão, formação e aproximação com a comunidade acadêmica. O CCJA também realizou três sessões ordinárias, reunindo em média 100 conselheiros por encontro.
Para o presidente da OAB Jovem Bahia, Helidissiony Rocha, os resultados refletem o compromisso da gestão em ampliar oportunidades e fortalecer o protagonismo da juventude jurídica no estado. “Nos dedicamos a construir uma gestão que acolhe, capacita e abre caminhos para a jovem advocacia. Cada evento, cada projeto e cada parceria firmada ao longo deste ano reforçam nosso propósito de estar ao lado de quem está iniciando sua trajetória profissional. Seguiremos avançando, com diálogo, inovação e responsabilidade”, destacou.
Com foco na democratização do conhecimento e na criação de redes de apoio, a OAB Jovem Bahia reafirma seu papel como ponte entre a formação acadêmica e o exercício profissional, fortalecendo uma advocacia mais preparada, diversa e conectada às necessidades do presente.
Crédito: Angelino de Jesus/ OAB-BA









