Notícias

OAB Rosa reúne música, esporte e ações de prevenção contra o câncer de mama

Em apoio ao movimento Outubro Rosa, a OAB da Bahia, por meio da Comissão de Esportes, do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados, da Comissão de Promoção à Igualdade Racial, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Comissão de Direito à Saúde, promoveu, no último sábado (31/10), o “OAB Rosa”. O evento aconteceu no Clube dos Advogados, na Paria do Flamengo, e contou com aulas de zumba, música, competições de vôlei, baleado e futebol e premiação às melhores competidoras.
“Esse encontro serviu como catalisador da melhoria da qualidade de vida das advogadas, com fomento à prática esportiva e à prevenção contra o câncer de mama”, destacou o presidente da Comissão de Esportes, José Fernando Santos. 
Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Andrea Marques, o evento serviu para “quebrar tabus”: “O que vimos aqui, hoje, foi a amplitude da democracia das atividades esportivas, com as advogadas participando de atividades consideradas predominantemente masculinas, a exemplo do futebol”, disse. 
Também no evento foi realizada palestra com a presidente da Comissão de Saúde da OAB-BA, Itana Viana, que falou sobre o câncer de mama: “A maioria dos casos da doença é descoberta pela própria mulher, por meio do autoexame. Daí a importância do teste, aliado a atividade física regular, alimentação saudável e amamentação”, disse.
“A palestra de Itana mostrou, entre outras coisas, a importância da prevenção contra o câncer de mama, sobretudo entre as mulheres negras, cuja ocorrência da doença é facilitada pela falta de acesso à saúde. E nós, como advogadas, temos a obrigação de disseminar o conhecimento e prestar solidariedade à população”, complementou a presidente da Comissão de Promoção à Igualdade Racial, Dandara Pinho.
Durante o evento, foram entregues fraldas geriátricas para doação ao Lar Vida, que cuida de pessoas com deficiência.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)