[Salvador, a capital mais preta do mundo fora da África]

Salvador, a capital mais preta do mundo fora da África

A cidade de Salvador e o Estado da Bahia são berços máximos da ancestralidade e da beleza trazida pela cultura africana. Negar ou ir de encontro a isso é fechar os olhos para a realidade, assim como a injúria racial e/ou similares violações são um grave ataque a toda a coletividade e ao nosso DNA Baiano.

Ciente do seu papel Constitucional na defesa da cidadania, a advocacia, devida e legitimamente representada pela OAB/BA através do seu braço da Comissão de Esportes, enquanto órgão indispensável à administração da justiça, não pode se calar e nem permanecer inerte frente a graves episódios de INJUSTIÇAS com nítido caráter criminoso.

A Federação Bahiana de Futebol – FBF, enquanto mantenedora e gestora da manifestação esportivo-futebolística no Estado da Bahia, atua sempre em direção a concretizar a máxima garantia constitucional do esporte: a sua função social, aquela, pela qual, o esporte não é um fim em si mesmo, de modo a ser, o esporte, verdadeiro instrumento de mudança e transformação social. Não pode e não irá, assim, se calar diante de verdadeiros atos criminosos que venham a ferir, usurpar e mitigar a função social esportiva.

É de máximo espanto que em pleno 2023, após diversos eventos transformadores da humanidade, ainda se tenha que dizer o óbvio: RACISMO, NÃO! O espanto aumenta se considerarmos que essas falas criminosas partiram do berço da negritude fora da África. No mínimo, inadmissível.

Após tomar ciência dos lamentáveis episódios de injúria racial ocorridos, respectivamente, contra o atleta Rodolfo, da equipe do Doce-Mel no estádio Manoel Barradas no dia 26 de janeiro de 2023 e contra o atleta Kayky, do Esporte Clube Bahia, na Arena Fonte Nova, no último domingo (29), a Federação Bahiana de Futebol – FBF e a OAB Bahia, por meio de sua Comissão de Esportes da Ordem dos Advogados do Brasil -  Secção Bahia – OAB/BA, vêm, em conjunto e em estrita observância aos seus papéis sociais, repudiar todo e qualquer criminoso neste sentido, ressaltando, que, em suas respectivas atribuições e competências não serão medidos esforços para erradicação dessa prática, como, ainda, colaborarão mutuamente para que esse mal definitivo seja expurgado da nossa sociedade.

RACISMO, NÃO.

OAB da Bahia

Comissão de Esportes da OAB-BA.

Federação Bahiana de Futebol - FBF