Notícias
- Página Inicial/
- Notícias/
- Todas as notícias/
- Após manifestação da OAB, INSS reconhece papel essencial da advocacia na defesa dos direitos previdenciários
Após manifestação da OAB, INSS reconhece papel essencial da advocacia na defesa dos direitos previdenciários
Instituto esclareceu que campanha institucional não fazia referência à advocacia e reafirmou parceria com a Ordem

Após solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se manifestasse sobre a campanha publicada nas redes sociais com a mensagem “Não precisa pagar ninguém para pedir um benefício do INSS”, a autarquia federal divulgou nota reconhecendo o papel essencial da advocacia na defesa da democracia, no acesso à justiça e na garantia dos direitos previdenciários dos cidadãos.
No documento, o INSS afirmou que a publicação não faz referência à advocacia e que seu objetivo foi apenas destacar a natureza pública e gratuita dos serviços oferecidos pelo órgão. A nota também ressaltou a relação de cooperação e respeito institucional com a OAB, lembrando os acordos firmados que permitem o acesso de advogadas e advogados ao sistema INSS Digital, ferramenta que viabiliza a representação técnica dos segurados por meio da advocacia.
A presidente da OAB-BA, Daniela Borges, destacou que o posicionamento do INSS reforça a importância da atuação da Ordem na defesa da advocacia previdenciária e do diálogo institucional. “A reação imediata da OAB foi fundamental para garantir o reconhecimento público da advocacia como parceira essencial na efetivação dos direitos previdenciários. A advocacia não se opõe ao caráter gratuito dos serviços do INSS, mas atua para assegurar que os cidadãos tenham seus direitos interpretados e garantidos conforme a lei”, afirmou Daniela Borges.
No ofício encaminhado anteriormente ao presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a OAB havia destacado que, embora o acesso aos benefícios possa ser feito diretamente pelos canais do órgão, a atuação da advocacia previdenciária é técnica e indispensável, conforme estabelece o artigo 133 da Constituição Federal. O pedido também solicitava a realização de uma reunião com o Instituto para discutir o tema e fortalecer o entendimento sobre o papel da advocacia na Previdência Social.
Com a manifestação do INSS, a OAB reafirma seu compromisso com a defesa institucional da advocacia e com o diálogo construtivo voltado à proteção dos direitos sociais e à transparência no atendimento aos segurados.
Últimas notícias









