Notícias
- Página Inicial/
- Notícias/
- Todas as notícias/
- Conselho Pleno da OAB-BA aprova entrega da Medalha Ruy Barbosa a Antônio Menezes
Conselho Pleno da OAB-BA aprova entrega da Medalha Ruy Barbosa a Antônio Menezes
Honraria máxima da Ordem reconhece trajetórias que fortalecem a advocacia, a democracia e o interesse público

Durante a sessão do Conselho Pleno realizada, na sexta-feira (5), na sede da OAB da Bahia, os conselheiros seccionais aprovaram, por unanimidade, a indicação do ouvidor-geral da OAB-BA, Antônio Menezes, para a Medalha Ruy Barbosa, a mais alta honraria concedida pela instituição. A premiação reconhece personalidades que se destacam pela excelência profissional, pela contribuição ao fortalecimento da advocacia e pela defesa de pautas essenciais para a sociedade baiana. A cerimônia oficial de entrega ocorrerá em data a ser divulgada pela seccional.
Os homenageados tiveram suas carreiras destacadas durante a sessão, com ênfase não apenas em suas contribuições jurídicas, mas também em sua participação ativa na defesa dos direitos fundamentais, no fortalecimento da democracia, na promoção da equidade e em agendas estratégicas para o sistema de justiça baiano.
“Faço questão de dizer, pessoalmente, o quanto essa escolha nos honra. Sua presença na OAB Bahia é daquelas que deixam marca: firme sem ser rígida, serena sem ser distante, generosa sem esperar reconhecimento. Você serve à advocacia com a dignidade de quem compreende que a liderança não se impõe — se conquista, dia após dia, pelo exemplo. Exemplo de integridade, de compromisso, de lealdade, de humanidade”, disse a presidente da OAB-BA, Daniela Borges.
A solicitação para concessão da comenda foi apresentada pelo conselheiro David Bellas, que ressaltou a trajetória e o compromisso público dos indicados. “No caso de Antônio Menezes, é uma vida inteira pautada pela ética, pela defesa intransigente das prerrogativas da advocacia, pelo zelo nas funções institucionais, pelo trato com os colegas e pela valorização das instituições jurídicas. São 49 anos de uma advocacia exemplar e serviços relevantes. Sua vida honra a advocacia baiana”, afirmou Bellas.
As trajetórias que justificam a concessão da Comenda Ruy Barbosa refletem compromisso, excelência e dedicação ao interesse público. “Quero agradecer a generosidade de todos. Nesses 49 anos de profissão, nunca houve um dia que eu não houvesse praticado atos da advocacia. É o dia mais emocionante da minha vida dentro do Sistema OAB”, disse o homenageado.
Trajetória
O advogado Antônio Menezes do Nascimento Filho é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Exerce há meio século a advocacia do Mosteiro de São Bento da Bahia. É sócio-fundador do escritório de advocacia Menezes, Mutti, Ribeiro e Advogados Associados. No campo associativo e institucional, foi presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), entidade na qual também exerceu, anteriormente, os cargos de secretário-geral e vice-presidente. Foi secretário-geral adjunto da OAB-BA.
Exerceu os cargos de secretário-geral e de vice-presidente da mesma OAB-BA, foi vice-ppresidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e vice-presidente para o Nordeste da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat). Na seara das instituições jurídicas tradicionais da Bahia, é o presidente do Instituto de Advogados da Bahia (IAB), tendo sido reeleito em maio do corrente ano para o triênio 2025-2028. É o atual ouvidor-geral da OAB-BA.
Exerce, ainda, o cargo de Primeiro Vice-Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, reforçando seu vínculo com a preservação da memória, da história e da identidade baianas. No âmbito das distinções honoríficas, é comendador da Ordem Beneditina baiana e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Crédito: Angelino de Jesus
Últimas notícias









