Casa Glauber Rocha será tombada a pedido da OAB-BA

Atendendo a um pedido da OAB da Bahia, que ouviu a população local, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes de Andrade, tombará a casa onde nasceu Glauber Rocha, em 14 de março de 1939. O anúncio foi feito, em primeira mão, pelo secretário de Comunicação do município, Ernesto Marques, durante edição especial do EsArte.

Promovido pela OAB-BA, por meio da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), o evento aconteceu na noite da última quinta-feira (1º/12), na Sala de Arte do Cinema do Museu, no Corredor da Vitória, e contou com as presenças de advogados, autoridades políticas e conselheiros da Ordem

“Esta é uma data importante, não só pela homenagem que estamos fazendo a Glauber, mas, sobretudo, pelo anúncio realizado hoje, aqui. O tombamento é importante, porque torna patrimônio da sociedade o lugar onde Glauber Rocha viveu, fortalecendo o vínculo dele com a cidade”, comemorou a diretora-geral da ESA-BA, Cyntia Possídio.

O conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira também destacou a importância do tombamento. “Glauber Rocha tem uma importância muito grande para cultura brasileira. Seu talento é reconhecido internacionalmente. Preservar a memória de dele é preservar a memória do Brasil. E, para a Bahia, especialmente Vitória da Conquista, onde ele nasceu e morou, a importância é ainda maior”, disse.

Para o presidente da subseção de Vitória da Conquista, Ubirajara Ávila, “a Casa Glauber Rocha será o espaço destinado a um dos maiores expoentes da cultura brasileira”. “Estamos muito felizes com a notícia e, principalmente, por sabermos pelo secretário Ernesto Marques que o processo de tombamento já está sendo fechado com a família do cineasta. A proposta, inclusive, é que ela seja transformada num museu futuramente”, pontuou.

Ao saber da notícia, o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, enviou mensagem de agradecimento ao secretário Ernesto e ao prefeito Guilherme Andrade em nome da seccional. “Estamos muito gratos e felizes. Glauber Rocha, sem dúvida nenhuma, é um expoente da genialidade nacional, marcante em qualquer de nossas épocas. É muito justo o tombamento de sua casa como mais um reconhecimento social do seu relevante papel para o cinema brasileiro e mundial”, destacou.

“Cinema Novo”

Além do anúncio do tombamento, foi realizado, no evento, um debate sobre o movimento glauberiano e exibido o filme “Cinema Novo”. Dirigido por Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha, a obra traz um ensaio poético e aprofundado do movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores e criou uma estética única, essencial e visceral, que mudou a história do cinema no país.

“A exibição do filme ‘Cinema Novo’ na noite de hoje foi, sem dúvida nenhuma, o apoio mais importante para que esse tombamento acontecesse. O gesto da ESA é digno de aplausos não apenas dos cultores da sétima arte, mas, sobretudo e principalmente, daqueles que primam pela preservação da memória nacional”, ressaltou o conselheiro Ronaldo Soares.

Realizado pela ESA-BA, em parceria com o Circuito de Cinema Sala de Arte, o projeto ESArte exibe programação diferenciada em Salvador, com produções indicadas a prêmios e festivais nacionais e internacionais e garante meia-entrada a advogados.

Além de Cyntia, Fabrício, Ubirajara e Ronaldo, participou do evento o juiz Reno Soares Viana.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)