CCJA participa de elaboração da Carta de Natal em Conferência Nacional

A OAB-Jovem da seccional Bahia participou da II Conferência Nacional da Jovem Advocacia, realizada entre os dias 22 e 23 de março, na cidade de Natal. Na ocasião, foi elaborada a Carta de Natal, documento tem por objetivo ratificar a importância dos advogados e advogadas em início de carreira e valorizar a classe. Dentre os pontos observados na carta estão o enfrentamento da cláusula de barreira, para viabilizar a maior participação da jovem advocacia nos quadros eletivos a OAB; e a defesa das prerrogativas da advocacia em início de carreira. Do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) da OAB-BA estiveram presentes o presidente do órgão, Hermes Hilarião, a vice-presidente, Sarah Barros, Bianca Pellegrino, vice-presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher e Mateus Nogueira, presidente da Comissão de Direito do Consumidor, além de outros jovens advogados e advogadas. Para Hermes Hilarião, o evento foi uma demonstração de que a Jovem Advocacia precisa estar unida e firme no propósito de buscar sua valorização e respeito institucional. "Eventos dessa natureza servem para que tenhamos uma oportunidade de refletir sobre nossos problemas, encontrar possíveis soluções e demonstrar que precisamos de mais voz e espaço dentro da OAB", pontuou. De acordo com Sarah Barros, a conferência serviu para reafirmar a luta dos profissionais em início de carreiras. "Mais uma vez, tive a oportunidade de conhecer jovens advogados e advogadas de todo Brasil. Sem dúvidas, retorno à Bahia com a convicção que somos muito unidos e seguiremos lutando em prol da nossa valorização", afirmou. Colégio de Jovens Presidentes
No decorrer do evento, foi realizado mais uma edição do Colégio Nacional de Presidentes das Comissões da Jovem Advocacia, sendo a Bahia representada por Hermes Hilarião. Na pauta, assuntos de interesse da classe, entre eles o fim da cláusula de barreira, a defesa das prerrogativas, valorização da jovem advogacia, honorários advocatícios, empoderamento das mulheres advogadas e fiscalização do exercício profissional. Leia na íntegra a Carta de Natal:
A Jovem Advocacia reunida entre os dias 22 e 23 de março de 2018, na sua II Conferência Nacional, realizada pelo Conselho Federal da OAB, na cidade de Natal/RN, em observância ao Plano Nacional de Apoio e Valorização (Provimento n. 162/2015 do CFOAB), ratificando o caráter de importância da advocacia no início de carreira e na valorização da classe, delibera: - O enfrentamento da cláusula de barreira, para viabilizar a maior participação da jovem advocacia nos quadros eletivos a OAB; - A defesa das prerrogativas da advocacia em início de carreira; - A importância das causas de natureza contra majoritárias e a necessidade de enfrentamento pela jovem advocacia visando a inclusão de gêneros e o apoio e valorização da jovem mulher advogada; - A constante luta pela qualidade do ensino jurídico e pela capacitação continuada no país; - O combate ao aviltamento de honorários; - A necessidade da regulamentação da publicidade profissional em ambientes virtuais; - A inserção da jovem advocacia, a promoção do empreendedorismo e o fomento para a criação do primeiro escritório; - A necessidade da uniformização dos sistemas no âmbito do processo eletrônico, assegurando a qualidade do trabalho da advocacia, garantindo a agilidade no acesso à justiça e a consequente duração razoável do processo. O compromisso assumido pela Jovem Advocacia Brasileira, na promoção do respeito à profissão e na valorização da sociedade, são frutos da união e dos esforços mútuos e contínuos de toda a classe. A Jovem Advocacia é incansável na busca e na afirmação do espaço que é seu! Natal, Rio Grande do Norte, 23 de março de 2018.