Crise do Judiciário volta a ser discutida em cerimônia na OAB-BA

Mais uma entrega de carteiras da OAB-BA foi realizada na manhã da última segunda-feira (30/03). Com a presença de 65 advogados, a solenidade aconteceu no auditório da Ordem e contou com a participação, na mesa alta da cerimônia, do presidente da seccional, Luiz Viana Queiroz, do conselheiro Fabrício Bastos, do juiz federal Manoel Hermes de Lima e dos advogados Cleudison Bastos, Joviniano Soares Neto, Wellington Cerqueira e Antonio João Cunha.

Durante a saudação aos advogados, Fabrício Bastos falou sobre a atual crise do Judiciário e a importância da advocacia para a mudança de valores: “A gente está vivendo num mundo de inversão de princípios constitucionais, de caos jurídico. A advocacia surge, então, como uma profissão instigante, feita por quem tem coragem e capaz de barrar toda essa ilegalidade”, destacou.

Com opinião semelhante, Luiz Viana também falou sobre os problemas do Judiciário baiano: “Nós vivemos a pior crise dos últimos 30 anos. Não há recursos suficientes para contratação de pessoal. Na Bahia, faltam 400 juízes e 10 mil serventuários. Mas, mesmo diante dos problemas, nunca fizemos nenhuma imputação de culpa individual. À OAB importam as responsabilidades institucionais. Advogar no Judiciário baiano é muito difícil, mas é possível. É possível advogar, sem abrir mão da ética”, ressaltou.

Ainda em seu discurso, Viana falou sobre o combate à corrupção e a defesa dos direitos constitucionais: “Como presidente da OAB, eu sou a favor da apuração e punição de todos os corruptos. Mas, ao lado disto, defendo a presunção da inocência, o devido processo legal e a ampla defesa sempre”, concluiu.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)