[Diretoria da OAB de Ilhéus é empossada para próximo triênio]

Diretoria da OAB de Ilhéus é empossada para próximo triênio

Solenidade aconteceu na noite da última sexta-feira (1º)

A diretoria da Subseção de Ilhéus tomou posse na noite da última sexta-feira (1º). Nos próximos três anos (2022-2024), a subseção terá como presidente Jacson Cupertino, como vice Wanessa Gedeon, secretária-geral Samylla Menezes, secretária adjunta Flávia Bastos e tesoureiro Luciano Silva.

Estiveram presentes na solenidade a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, a secretária-geral da seccional, Esmeralda Oliveira, secretário adjunto Ubirajara Ávila, tesoureiro Hermes Hilarião, os conselheiros federais Luiz Viana e Fabrício Castro, os conselheiros seccionais Carlos Medauar, Guilherme Scofield, France Anne Nolasco, Martone Maciel, Fabrício Moreira, David Belas, Lara Soares, Lara Kauark e Fernando Santos, a presidenta da OAB Jovem, Sarah Barros, e o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Victor Gurgel.

Também participaram os ex-presidentes da OAB de Ilhéus, Martone Maciel e Marcos Flávio, e os presidentes das subseções de Gandu, Valéria Rodrigues, de Feira de Santana, Raphael Pitombo, de Valença, Alcides Bulhões, de Itabuna, Rui Carlos, e de Vitória da Conquista, Luciana Silva, de Teixeira de Freitas, Daniel Moraes.

O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA foi representando pelos membros Celso Portela, Sanzio Peixoto, Lélio Furtado e Fred Terceiro. Representando a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), participaram a vice-presidenta da entidade, Cléia Costa, o secretário adjunto René Viana, o tesoureiro Filipe Abreu, os diretores suplentes Vanessa Lopes, Marcos Bomfim e Juliana Camões, o representante da CAAB da OAB de Itabuna Larissa Oliveira e da CAAB de Gandu, Anderson Souz.

Reforçando seu compromisso com a advocacia do interior, Daniela Borges disse que estará ao lado da subseção de Ilhéus em todos os cenários e lutas possíveis. "Levaremos a OAB não só até Ilhéus, mas por toda a Bahia, fortalecendo a advocacia de todo nosso estado, fazendo os bons combates e lutando para que possamos avançar sempre", reforçou.

Emocionado, Jacson Cupertino disse tem como principal desafio devolver à advocacia um pouco do que ela lhe deu. "O dever me chama e aqui estou. Vamos devolver para vocês todo o empenho e a energia que recebi. Podem contar comigo", disse.  Ele também falou sobre a alegria de exercer a advocacia e disse que é preciso fortalecer as instituições e fazer com que elas consigam levar justiça à sociedade.

À frente da subseção nos últimos três anos, o ex-presidente da OAB de Ilhéus, Martone Maciel, disse que, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, a subseção teve união para fortalecer a classe. "Isso fez toda a diferença Foi o momento mais difícil que a advocacia já passou, mas nós passamos pela turbulência e conseguimos vencer", disse.

Defesa da democracia

A posse também contou com a presença de representantes nacionais da Ordem. Com discurso sobre a defesa do Estado Democrático de Direito, o conselheiro federal da OAB Luiz Viana destacou o compromisso da nova diretoria com valores institucionais, a exemplo da democracia, e falou sobre a expectativa de seccional e subseção trabalharem juntas pela advocacia da região. "Espero que todos nós possamos, de braços dados, abarcar com muito amor e carinho todos os que precisam da advocacia e da OAB de Ilhéu", salientou.

O conselheiro federal Fabrício Castro parabenizou a nova diretoria e disse que tem certeza que, sob a liderança de Jacson Cupertino, ela fará uma "OAB de verdade". "Tenho certeza que, em Ilheús, a democracia vai ser defendida e que a subseção estará irmanada com a seccional na defesa dos Direitos Humanos, da paridade, da diversidade e, sobretudo, na defesa do Poder Judiciário", ressaltou.

Ainda na posse, ao destacar a nova configuração da OAB com vagas destinadas às mulheres, a vice-presidenta da CAAB, Cléia Costa, falou sobre o papel que a paridade de gênero exerce na busca pela igualidade de oportunidades. "A paridade nada mais é que reconhecer que uma sociedade não se faz com a palavra ou visão de apenas um lado, mas que ela se compõe para servir a todos, quando ela consegue respeitar e conviver com a diferença de homens e mulheres", concluiu.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)