Notícias
- Página Inicial/
- Notícias/
- Todas as notícias/
- Mais de 260 mil processos estão cadastrados no Sistema Push do Judiciário de MS
Mais de 260 mil processos estão cadastrados no Sistema Push do Judiciário de MS
Neste ano de 2012 o sistema Push completa 10 anos de funcionamento no Judiciário do Mato Grosso do Sul, uma ferramenta que foi criada para facilitar o acompanhamento dos processos pelos advogados, partes e pelo público em geral. O sistema realiza uma varredura para saber sobre o andamento dos feitos cadastrados e, sempre que acontece uma movimentação, o usuário recebe a informação na caixa de entrada do seu e-mail.
Inicialmente era possível utilizar o sistema Push para processos em tramitação apenas no Tribunal de Justiça, ou seja, para os feitos de 2º grau. No entanto, em novembro de 2009 o serviço foi estendido também para os processos que tramitam no 1º grau, tanto na justiça comum como nos juizados. Atualmente estão cadastrados 2.879 usuários no Push 1º grau e 1.385 usuários no Push 2º grau.
Um universo de 264.786 processos é acompanhado por partes, advogados e demais usuários via sistema Push. São 210.451 ações do 1º grau e 54.335 feitos do 2º grau. O número de processos cadastrados por usuário varia bastante, deste um único feito até mil, dois mil, três mil ações ou mais.
O advogado Carlos Henrique Santana, que atua na área de Direito Empresarial e Tributário, é adepto do sistema Push. Ele possui 319 processos cadastrados no Push 1º grau e 20 processos no Push 2º grau, além de outros feitos que tramitam em segredo de justiça. O advogado afirma que o serviço facilita seu trabalho, pois, pelo acompanhamento das movimentações processuais via e-mail, ele consegue organizar sua rotina de trabalho.
De acordo com a informação fornecida pelo Push, Carlos Santana antecipa uma carga dos autos, solicita documentos às partes ou prepara uma defesa, por exemplo, isto porque, qualquer decisão ou despacho no processo é informado via e-mail para os usuários do sistema antes mesmo do conteúdo ser encaminhado para publicação no Diário de Justiça, quando os prazos começam oficialmente a serem contados. Desta forma, o serviço é um facilitador para que os advogados possam antecipar providências nos processos em que atuam.
A qualquer momento é possível inserir novos processos, tanto no Push 1º grau quanto no 2º grau, como também excluí-los da lista de feitos cadastrados. O Sistema Push está disponível no Portal de Serviços E-SAJ (http://www.tjms.jus.br/esaj), que aglutina diversos serviços via web aos advogados e demais usuários da justiça como peticionamento eletrônico, emissão de certidões negativas, custas processuais, dentre outros.









