Notícias

[

"Cada comarca tem que ter o seu juiz titular", afirma Raphael Pitombo

O presidente da Subseção de Feira de Santana foi o entrevistado de hoje do OAB no Rádio

O advogado Raphael Pitombo, presidente da Subseção da OAB de Feira de Santana, foi o convidado desta sexta-feira (11) do programa OAB no Rádio, realizado em parceria da Rádio ALBA com a OAB da Bahia e que vai ao ar às teças e sextas-feiras.

No programa de hoje, foi tratado a respeito da falta de juízes nas comarcas do interior baiano, especialmente aquelas que compõem a Subseção de Feira de Santana. Esse problema traz uma série de prejuízos para a advocacia, mas principalmente para a população que precisa recorrer ao Poder Judiciário em busca dos seus direitos.

De acordo com Pitombo, há cerca de seis meses a um ano as comarcas de Santo Estevão, Capela do Alto Alegre, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues estão sem juiz titular. Esporadicamente, algumas delas contam com a presença de um juiz substituto que, apesar da boa vontade, não conseguem realizar o trabalho da maneira mais adequada.

"Não desmerecemos em momento algum o trabalho do juiz substituto, mas é muito difícil dar conta de toda essa demanda. Entendemos que cada comarca tem que ter o seu juiz titular para que o magistrado construa uma identidade com aquela cidade, tanto é que o juiz é obrigado a morar na comarca", disse.

Pitombo destacou que é um compromisso da OAB da Bahia apoiar a advocacia do interior e que esse trabalho tem sido feito de forma incessante por todos os elos que compõem a gestão. "Estamos juntos nessa luta e a força da jovem advocacia tem sido fundamental nesse processo".

Ele falou ainda a respeito da Campanha Sem Juiz Não Há Justiça, que percorreu todas as cidades que integram a Subseção de Feira de Santana. "Iniciamos em Santo Estevão e conversamos com os colegas para saber quais os maiores problemas enfrentados em decorrência da falta de magistrados. Fizemos questão de mostrar aos colegas do interior que eles não estão desolados", concluiu.