Conselheiro da OAB-BA integra projeto da ONU de valorização da população LGBT

O conselheiro da OAB-BA e presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia, Filipe Garbelotto, será um dos mentores do projeto Trans-Formação em Salvador e Região Metropolitana. A ação é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) cujo o objetivo é fortalecer lideranças e formar redes entre ativistas trans. Esta será a terceira edição do projeto e a primeira em Salvador. As duas anteriores ocorreram no Distrito Federal e entorno, em 2017 e 2018, e formaram mais de 40 pessoas trans com idades entre 17 e 55 anos. Foram realizadas oficinas sobre educação, saúde, empregabilidade, direitos humanos, dentre outros assuntos. Filipe Garbelotto destacou a atuação da OAB-BA nas pautas relacionadas à defesa das população trans. "Há algumas gestões a OAB BA vem desenvolvendo trabalhos na seara LGBTI, demarcando espaços não só na comunidade jurídica como na sociedade civil e nos movimentos sociais", disse. Ainda de acordo com o conselheiro seccional, o convite feito pela ONU é um sinal de reconhecimento da importante atuação da OAB-BA. "A Ordem se destaca pela sua capilarização em todas as áreas, resultando na promoção dos Direitos Humanos, do Estado Democrático de Direito e da justiça social." Em Salvador e Região Metropolitana, o projeto irá selecionar 25 pessoas trans para uma formação com duração de cinco meses, tempo os participantes aperfeiçoarão suas capacidades e habilidades para o ativismo pela igualdade de direitos e pelo tratamento justo da população LGBT.  O projeto conta ainda com a participação de outras entidades como o Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação Baiana de Travestis, Transexuais e Transgêneros em Ação (ATRAÇÃO), Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), Coletivo De Transs Para Frente, Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) e Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).