Notícias

[Em auditório lotado, 59 bacharéis recebem carteira da OAB]

Em auditório lotado, 59 bacharéis recebem carteira da OAB

A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira, na sede da OAB-BA

Em auditório completamente lotado, 59 bacharéis em Direito receberam suas carteiras de advogado e advogada. A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (23), na sede da OAB-BA, e contou com as presenças da vice-presidente seccional, Ana Patrícia Dantas Leão, do tesoureiro, Hermes Hilarião, do secretário-geral adjunto da CAAB, René Viana, da conselheira seccional Paloma Braga, do professor Nelson Barros e da presidente da OAB Jovem, Sarah Barros.

Em sua saudação, Ana Patrícia agradeceu às famílias dos novos colegas pelo esforço para entregarem à sociedade pessoas de bem. Ela destacou que a cerimônia da entrega de carteiras representa uma mudança na vida dessas pessoas, uma vez que elas entraram bacharéis e saem advogados e advogadas. 

"Ser advogado é muito mais do que portar uma carteira ou impulsionar um processo. Nós temos que ter responsabilidade com o que nós somos, com o que nós queremos ser e com o país que nós vivemos. Temos a opção de sermos os atores a guiar os caminhos que a nossa sociedade precisa trilhar", afirmou.

A conselheira Paloma Braga lembrou aos novos integrantes dos quadros da OAB que muitos percalços tiveram que ser superados para que o ciclo da graduação fosse encerrado e o ciclo profissional iniciado. Ela fez questão de pontuar que a advocacia é uma profissão sustentada em três pilares: ética, dignidade e alteridade. 

Em referência ao poeta espanhol Antônio Machado, ela destacou que o caminho na advocacia é construído diariamente. "Não há caminho. O caminho se faz ao caminhar". Paloma frisou ainda que nesse caminhar o profissional do Direito deve estar aberto para a possibilidade de buscar novas trilhas. 

A conselheira da OAB-BA contou aos presentes que optou por mudar de ramo dentro da advocacia e que isso lhe trouxe grande satisfação e êxito profissional. "Há 16 anos, quando concluí a minha graduação, era completamente apaixonada por Direito Penal, mas hoje tenho toda a minha carreira direcionada ao Direito Civil não apenas na advocacia, como também na vida acadêmica", concluiu.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA