Notícias
- Página Inicial/
- Notícias/
- Todas as notícias/
- OAB-BA apoia torcedoras ofendidas por criador de conteúdo
OAB-BA apoia torcedoras ofendidas por criador de conteúdo

A OAB da Bahia, por meio de suas comissões de Promoção da Igualdade Racial e de Proteção dos Direitos da Mulher, vem se manifestar a respeito da publicação nas redes sociais do gamer e criador de conteúdo Christoph Schlafner, o “Chief”, que em suposto "tom jocoso” compara torcedoras de dois times de futebol, da Bahia e do Rio Grande do Sul.
A publicação em questão, feita supostamente como uma brincadeira, possui teor machista e misógino e revela racismo velado e xenofobia.
Ao comparar torcedoras mulheres, negras, nordestinas com torcedoras sulistas, o criador de conteúdo, ainda que de forma disfarçada, reforça estereótipos machistas, racistas e xenofóbicos inadimissíveis.
A OAB da Bahia repudia a disseminação do machismo e do racismo recreativo e alerta para necessidade da reflexão da sociedade no compartilhamento dessas publicações. Racismo e xenofobia são crimes e devem ser coibidos e punidos.
É importante ressaltar que o referido gamer já possui histórico nessas práticas, tendo sido alvo de inquérito por conta de publicações semelhantes, que motivaram a retirada do ar de vários canais de conteúdo além de pedidos de empresas para remoção de suas marcas dos canais e conteúdos de Schlafner.
As comissões que subscrevem esta nota acompanharão os desdobramentos do caso e se colocam à disposição das torcedoras ofendidas.
Camila Carneiro
Presidenta da Comissão de Promoção da Igualdade Racial
Renata Deiró
Presidenta da Comissão de Proteção dos Direitos da Mulher
Últimas notícias

Vem novidade por aí!
10/12/2025








