[OAB-BA realiza cerimônia presencial de entrega de carteiras]

OAB-BA realiza cerimônia presencial de entrega de carteiras

Solenidades no auditório estavam suspensas desde março de 2020

Após quase um ano e meio, a OAB da Bahia voltou a realizar cerimônias presenciais de entrega de carteiras a novos advogados e advogadas. Desde março de 2020, em função da pandemia do novo coronavírus, as solenidades têm sido feitas por meio virtual, assim como os demais eventos da Seccional.

Nesta terça-feira (3), obedecendo medidas de biossegurança como o uso de máscara e limitação de público, os mais jovens advogados e advogadas do estado receberam das mãos do presidente Fabrício Castro a carteira da OAB. O evento foi transmitido pelo canal da Seccional no Youtube para permitir aos familiares e amigos dos jovens advogados assistirem a solenidade.

A cerimônia contou com as presenças da vice-presidente seccional, Ana Patrícia Dantas Leão, do tesoureiro, Hermes Hilarião, do secretário-geral adjunto, Maurício Leahy, da presidente da OAB Jovem, Sarah Barros, do conselheiro federal Antônio Adonias e da conselheira seccional Lara Soares.

Fabrício Castro ressaltou emoção desse momento que marcou a retomada das solenidades presenciais. "Esse é um evento que prepara a Ordem para um novo momento que vai durar enquanto não superarmos de uma vez por todas essa nefasta pandemia", disse.

O presidente da Seccional ressaltou a importância de enaltecer a trajetória de cada advogado e advogada que consegue concluir a faculdade de Direito, passar no Exame da Ordem e receber a carteira. "Vocês precisam usar a história que viveram como referência para construir o futuro que desejam".

Responsável por saudar os novos colegas, Hermes Hilarião fez um discurso emocionado onde destacou a missão da Ordem. "A OAB é uma instituição que há 90 anos é porta-voz não só dos nossos direitos, mas também dos direitos da sociedade e eu não me vejo na advocacia sem contribuir com a OAB", frisou.

Ainda de acordo com Hermes, os advogados e advogadas que se formam agora estão chegando na profissão em um momento que exige esforço e é fundamental que cada um escolha o caminho que lhe traz felicidade. "Nossa vida é feita de sonhos e o meu sonho faz parte dessa casa, mas o sonho de vocês pode ser exercer a magistratura ou outra carreira jurídica. Aproveite esse momento para escolher o que faze você feliz", afirmou.

Conferência
Principal responsável pela organização da Conferência Estadual da Advocacia Baiana de 2021, Hermes destacou que o evento que se inicia amanhã será uma grande oportunidade para debater questões para o futuro não só da advocacia, mas também da sociedade e cidadania.

"A OAB tem a missão de cuidar dos interesses da sociedade, não por acaso é a única entidade de classe que tem a possibilidade de ingressar com ação declaratória de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal", salientou.

Maior evento on-line da história da OAB da Bahia, a Conferência Estadual da Advocacia Baiana 2021 começa nesta  quarta (04) e segue até sexta (06), com o tema "Advocacia, democracia e igualdade”.

As inscrições são gratuitas e a transmissão será pelo site www.conferenciaadvocaciabaiana.com.br. O evento contará com mais de 70 painéis virtuais e semipresenciais, transmitidos diretamente do Centro de Convenções da Bahia.

A abertura contará com as aulas magnas do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto e de um dos maiores juristas vivos da América Latina, o argentino Eugenio Raúl Zaffaroni.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA