2º Encontro Nacional dos Advogados do Sertão é encerrado em Juazeiro

Com a conferência magna "A Defesa da Constituição: Desafios e Perspectivas", ministrada pela advogada Eliana Calmon, foi encerrado, na última sexta-feira (1º/06), o 2º Encontro Nacional dos Advogados do Sertão. Realizado na Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), na cidade de Juazeiro, o evento, promovido pela OAB Nacional, OAB da Bahia e a OAB de Pernambuco, discutiu, nos dias 30/06 e 1º/07, os desafios da advocacia na atualidade e as particularidades da atuação profissional em localidades sertanejas do interior do Brasil, além de tratar de questões referentes à preservação do Rio São Francisco.
"A nossa presença aqui, em Juazeiro, nos trouxe uma enorme satisfação, porque nos aproximou de uma advocacia que luta com muita dificuldade, que é a advocacia do sertão. E essa ideia de interiorização do CFOAB é fundamental, porque oportuniza que possamos recolher, com os colegas advogados, as suas ideias e angústias, ao mesmo tempo em que nos dá a possibilidade de aprimoramento das subseções, das seccionais e do próprio Conselho Federal", destacou o presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia. O presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, também destacou a importância do encontro. “Foi um evento magnífico, brilhante, marcado por intenso debate sobre os problemas que envolvem a advocacia do sertão, além de aspectos técnicos da área. Saio hoje, daqui, com o sentimento de dever cumprido por ter participado da organização deste encontro, mas, sobretudo, com as esperanças renovadas de que saberemos, juntos, traçar os melhores caminhos a seguir nas advocacias baiana e brasileira”.
Com a presença de presidentes de seccionais e de subseções, como o da OAB de Juazeiro, Aderbal Vargas, de conselheiros seccionais e federais e de advogados de diversos estados, o evento foi marcado por palestras, workshops, oficinas e mesas redondas que discutiram temas como o “Processo Judicial Eletrônico”, o “Novo Código de Processo Civil”, “Mediação e Arbitragem” e “Prerrogativas dos Advogados”.
Para tratar das questões envolvendo a preservação do Rio São Francisco, também foi realizado o painel “Velho Chico: Perspectivas e Soluções” e empossada a Comissão Nacional de Defesa do Rio São Francisco.
“O gesto do presidente Lamachia em promover este evento, aqui, em Juazeiro, teve como objetivo não só dialogar com a pauta da advocacia local, mas compartilhar a pauta nacional com os advogados da região, fortalecendo a classe que milita no sertão do Brasil”, disse o diretor-tesoureiro da OAB e coordenador nacional do encontro, Antonio Oneildo.
Antes de encerrar o evento, Aderbal, da OAB de Juazeiro, agradeceu a presença de todos, incluindo a do “companheiro Luiz Viana”, e convocou os colegas a se dirigirem para a área externa do evento, para apreciarem o luar do sertão. “Não há, ó gente, ó não, luar como esse do sertão”, recitou, em referência ao clássico de Luiz Gonzaga. Foto: Angelino de Jesus (OAB - Bahia)