Notícias

9ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico tem atividades voltadas à categoria

O Brasil é o campeão mundial em número de pessoas exercendo atividades domésticas. Buscando promover condições dignas de trabalho para a categoria, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) da Bahia, com o apoio da OAB-BA, realiza a 9ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico. O evento será realizado entre os dias 26 e 28 de abril, no Shopping Center Lapa, entre 9h e 20h, e contará com serviços e palestras voltados à classe.

Supervisionada pela conselheira e presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-BA, Cinzia Barreto, uma equipe com voluntários e estudantes estará disponível, nos três dias de evento, dando suporte a atendimentos jurídicos ligados ao cadastro e intermediação de mão de obra; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); e orientações previdenciárias, sindicais, trabalhistas, judiciárias e psicológicas.

Além dos serviços, uma série de palestras será realizada para esclarecer a categoria. Entre os temas, destaque para "Assédio Moral e Sexual nas Relações de Trabalho Doméstico", por Cinzia Barreto; e "Discriminação e Intolerância Religiosa no Ambiente de Trabalho Doméstico", pela conselheira e presidente da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da seccional, Maíra Vida.

O evento contará, ainda, com a oficina "A Ratificação da Convenção 189 - Oportunidade e Desafios", conduzida pela Organização Internacional do Trabalho e realizada na sexta-feira (27), na sede da OAB-BA, na Rua Portão da Piedade.