Advocacia do Mercosul protesta contra ato de Evo que silencia Ordem boliviana

Brasília, 26/03/2009 - Líderes da advocacia dos países da América do Sul, reunidos hoje (26) em San Isidro, na Argentina, lançaram  um veemente protesto contra o presidente da Bolívia Evo Morales, a quem acusam de tentar silenciar a Ordem dos Advogados daquele país. O presidente boliviano proibiu o pagamento de contribuições àquela entidade por parte dos advogados, o que na prática inviabiliza o seu funcionamento. Os dirigentes da advocacia sul-americana decidiram realizar em La Paz, nos próximos dias, uma manifestação de repúdio contra esse "ato de força do presidente Morales para calar a advocacia" - como classificou o vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Vladimir Rossi Lourenço, que representou o País na reunião.
A decisão dos dirigentes da advocacia sul-americana, de repúdio ao ato de Evo Morales proibindo o pagamento de contribuições à Ordem dos Advogados boliviana, foi tomada durante assembléia do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem), reunida desde ontem em San Isidro. A  denúncia contra a  atitude de Morales foi feita à assembléia pelo presidente do Colégio de Advogados da Bolívia, Edwin Tordoya, que marcará a data do protesto após consultas às suas bases no País. A manifestação deve contar com a presença do presidente nacional da OAB,  Cezar Britto, e outros dirigentes da entidade. Britto não pode comparecer a San Isidro por cumprir hoje agenda em Recife (PE), onde participa de ato na Assembléia Legislativa em protesto contra assassinatos de quatro advogados naquele Estado nas últimas semanas.

O vice-presidente nacional da OAB, Vladimir Rossi, que representa a Presidência da entidade na assembléia do Coadem, condenou energicamente a decisão de Morales de perseguição à organização dos advogados bolivianos. "Não se pode construir uma democracia calando a voz da advocacia", protestou. "E  a advocacia sul-americana vai se reunir para lançar, em La Paz, um forte brado de protesto contra qualquer abuso que se intente contra a liberdade de expressão, a liberdade de reunião, a liberdade de pensamento e a liberdade do ser humano".

O ex-presidente nacional da OAB e atual presidente da Comissão de Relações Internacionais da entidade, Roberto Busato, outro representante da entidade presente à reunião do Coadem, também criticou com veemência o atitude do presidente boliviano de  proibir  a advocacia de pagar contribuições Colégio Nacional dos Advogados daquele país. "Trata-se de um abuso intolerável e abominável, que há de ter resposta à altura da advocacia sul-americana", afirmou. Além de Vladimir Rossi e Busato, participam da assembléia em San Isidro pela advocacia brasileira o ex-presidente do Coadem, Sérgio Ferraz, e José Anchieta da Silva, delegado da OAB à entidade dos advogados do Mercosul.