Antonio Adonias assume presidência do CESA-BA

O conselheiro federal Antonio Adonias Aguiar Bastos é o novo presidente da seccional baiana do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA). Realizada em São Paulo, a cerimônia de eleição e posse da diretoria da seccional foi acompanhada da posse do conselho diretor nacional da entidade. Além de Adonias, fazem parte da nova diretoria para o triênio 2018-2021 Raquel Carneiro S. Pedreira Franco, que é conselheira seccional e integra a Comissão de Sociedades da OAB-BA, Andréa Fernandes Amorim, Paula Pereira Pires e Ricardo de Almeida Dantas.

Entre os desafios da nova gestão, Adonias, que também é professor da Faculdade de Direito da UFBA, afirmou que estará atento às inovações tecnológicas (como a inteligência artificial), à inserção dos profissionais e dos escritórios na sociedade e à defesa das prerrogativas e da cidadania.

“Queremos ouvir as demandas, as dificuldades e os novos projetos das Sociedades de Advogados e ampliar a sua participação. Também pretendemos incrementar o diálogo com as entidades de classe, com os órgãos dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e com o Ministério Público. A gestão pretende seguir o bom trabalho que já vem sendo realizado pelo CESA, tanto na Bahia como nacionalmente”, destacou.

A Bahia também está representada no CESA Nacional pela conselheira e procuradora-geral da OAB-BA, Mariana Oliveira; pelo conselheiro e presidente da Comissão das Sociedades de Advogados da Ordem, Humberto Valverde; e pelo advogado Marcelo Cintra Zarif (Membro Honorário).

Fórum de discussão

O CESA é uma associação civil, sem fins lucrativos, que promove o estudo e a defesa de questões de interesse das Sociedades de Advocacia, oferecendo serviços e ferramentas que facilitem a atuação profissional, além de representar os seus interesses em face dos órgãos de classe e de outras entidades, inclusive no âmbito judicial.

Também visa manifestar-se sobre questões jurídicas e assuntos relativos à administração da Justiça e ao exercício da profissão de advogado. Na Bahia, a entidade vem realizando eventos regulares, voltados a questões de interesse dos escritórios de advocacia, tendo se consolidado como um permanente fórum de discussões, troca de experiências e informações.