[Audiência de Direito Penal inaugura ciclo de Audiências Simuladas da OAB Jovem]

Audiência de Direito Penal inaugura ciclo de Audiências Simuladas da OAB Jovem

O Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA), realizou, no último sábado (27), a primeira edição do projeto Audiências Simuladas. O evento aconteceu na sede da ESA e teve como tema o Direito Penal. A audiência contou com as presenças de membros do Tribunal de Justiça da Bahia e do Ministério Público, que assumiram seus respectivos papeis no júri.

A presidente do CCJA, Sarah Barros, explicou que o projeto foi pensado pela OAB Jovem e prontamente abraçado pela ESA. O objetivo destas audiências é sanar as dúvidas dos advogados e advogadas em início de carreira, uma vez que muitos deles saem da faculdade sem conhecer a prática do dia a dia da profissão.

"Os jovens advogados e advogados chegam no mercado de trabalho se sentindo despreparados, com dúvidas simples como onde se sentar em uma audiência, ou a forma de se referir ao magistrado", disse. Sarah Barros ressaltou ainda o fato do projeto atender a advocacia do interior através de transmissão online.

Acompanhe a OAB-BA nas redes sociais:

"Isso demonstra a sensibilidade com os colegas do interior que, muitas vezes, não têm como se deslocar para a capital. Através da tecnologia, a gente vem diminuindo as distâncias e eu tenho certeza que essa é a melhor forma de levar conhecimento para os advogados e advogadas. A tendência agora é que todo curso feito para a jovem advocacia na capital tenha uma versão online, frisou.

Hermes Hilarião, tesoureiro da OAB Bahia, destacou a contribuição que a transmissão online traz para a interiorização da Ordem e fortalecimento da classe. "Pela primeira vez vamos ter um curso de prática que vai atender aos colegas do interior e da capital. É uma oportunidade de trazer a jovem advocacia para conhecer a prática e a militância no exercício profissional".

O presidente da OAB Jovem da subseção de Valença, José Elísio, prestigiou a audiência e destacou que ações como esta são fundamentais para complementar a formação acadêmica. "Meu objetivo aqui hoje, além de prestigiar esse grandioso projeto, é ver como está sendo feito para levarmos para a nossa subseção".

Para diretora da ESA, Thaís Bandeira, a audiência simulada é uma excelente oportunidade para os advogados em início de carreira chegarem mais confiantes ao mercado. "Gostaria muito que isso tivesse sido feito quando iniciei minha carreira. Esse evento serve para os colegas tirarem as dúvidas e seguirem para a prátia com mais segurança", disse.

De acordo com o juiz da 1ª Vara Especializada de Salvador, Ícaro Matos, que arbitrou a audiência simulada, ações como esta são muito importantes principalmente para os jovens advogados que querem militar na área criminal verem na prática aquilo que aprenderam em teoria.

"O dia a dia forense exige do profissional um preparo para lidar com situações que acontecem momentaneamente nos atos de instrução. Esse aprendizado na prática dará ferramentas ao advogado para saber como proceder numa instrução criminal", concluiu.

As Audiência Simuladas acontecem aos sábados e têm como público alvo jovens advogados e estudantes de Direito. O investimento de cada aula é de R$ 30. A jovem advocacia, idosos e estudantes de graduação têm 50% de desconto na inscrição.

Confira a programação:
03 de agosto - Direito do Trabalho Inscrições