Aula Magna abre oficialmente calendário de cursos da ESA-BA

"A ESA é essa ferramenta de atualização jurídica do papel do advogado na sociedade". A afirmação é do professor Jorge Hélio, constitucionalista renomado e ex-ministro do CNJ por dois mandatos, durante a Aula Magna da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), ocorrida na noite desta quinta-feira (03), no auditório do Ed. Salvador Trade Center, na Av Tancredo Neves. O tema da sua apresentação foi "Direito Processual Constitucional". Com a sala cheia de alunos, professores, advogados, juristas e convidados, o palestrante ressaltou a importância da continuidade dos estudos, pelos advogados profissionais, como agenda diária. "O advogado é o único profissional que começa a trabalhar quando o cliente sai da sua frente, e não está pronto em nenhum momento. Isso é comum, dito e repetido por poucos. Ele é um pesquisador solitário, tendo que estar atualizado a todo momento", ressaltou.

Avaliando a Constituição Federal, que com 27 anos completos já possui cerca de 100 emendas, o professor foi categórico: "Vivemos hoje em um país que não tem uma identidade estável,e está em busca da formação dessa identidade. O Brasil tem hoje uma legislação muito vulnerável, sendo alterada a todo momento, com os poderes judiciário e executivos também legislando".

Para ele, o advogado tem que estar atento às novas leituras e interpretações da constituição, contando com o apoio das escolas de formação superiora como a ESA, para atualização constante dos estudos. "O advogado que acredita que pode passar uma semana sem estudar, está equivocado. É necessário manter os estudos em dia", destacou.

A diretora geral da ESA, Cyntia Possídio, comemorou o início oficial dos cursos da escola para o ano de 2016. "Estamos em festa. E temos dois grandes motivos para comemorar: primeiro, a abertura do calendário da escola, com diversos cursos formatados para melhor qualificar os advogados do estado, avançando no projeto de educação continuada, que tanto nos motiva e tantos bons frutos produz para toda a sociedade; e segundo, com esta aula magna proferida pelo professor Jorge Hélio, ex-conselheiro federal da OAB e do CNJ, cuja atuação profissional é motivo de orgulho para todos os advogados do Brasil", disse.

Ela também avaliou o processo contínuo de estudo, por parte dos advogados, como forma de melhorar o trabalho diário do profissional. "A educação continuada é um desafio para a advocacia, especialmente neste momento de grandes transformações políticas e econômicas, refletidas diretamente em nosso ordenamento jurídico e nas decisões que emanam do poder judiciário. Com isso, é grande a necessidade de aprimoramento profissional dos advogados, para atuarem em compasso com a realidade que lhes apresentam, sendo a ESA, pois, um importante segmento que a OAB possui para mirar nessas mudanças e municiar os advogados com as armas que necessitam para exercer a advocacia com segurança e altivez", continuou. “Acho que devemos estar preparados para enxergar as oportunidades, senão elas passam e a gente não enxerga”, disse o presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, ressaltando que a adaptabilidade e a maleabilidade dos novos advogados podem ser o potencial para superar a crise que atinge o País atualmente. "Acredito que a ESA está aqui com este papel, de fazer cursos acessíveis para os colegas advogados terem condições de perceber as janelas de oportunidades nesta crise que enfrentamos agora", finalizou. Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA