Britto participa em Belém de cerimônia histórica na sede da OAB do Pará

Belém (PA), 29/04/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, participa hoje (29), em Belém, da cerimônia de escritura de compra de um imóvel, destinado à ampliação da sede da OAB do Pará. O lançamento da pedra fundamental, que simboliza o início das obras, será às 16h, na travessa Campos Sales, 935, no imóvel contíguo à sede da OAB-PA. Hoje, o prédio sede da  entidade integra o patrimônio histórico de Belém e, portanto, da história da cidade, pois foi o local que abrigou a Primeira Faculdade Livre de Direito do Pará. Com a construção deste novo espaço, será mais uma maneira de revitalizar a cultura presente em casarões antigos, no centro da cidade.
Além de Cezar Britto estarão em Belém para prestigiar a assinatura da escritura do imóvel, a secretária-geral da OAB, Cléa Carpi e o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante Jr. Às 16h30, em cumprimento a agenda programada durante a vinda à Belém, Cezar Britto presidirá, na sede da OAB-PA, a sessão pública de desagravo ao Conselho Seccional e ao presidente da Comissão em Defesa das Prerrogativas da OAB-PA, o advogado Jorge Medeiros, contra a Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA), que em nota à imprensa, publicada em fevereiro deste ano, se manifestou contrariamente à posição da OAB-PA, na defesa das prerrogativas dos advogados.

Ainda hoje, Cezar Britto, também reunirá com autoridades do Estado, para convidá-las a participar da IV Conferência Internacional de Direitos Humanos, que a entidade realizará em outubro deste ano, em Belém. Às 9h, a primeira audiência será com a presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), desembargadora Raimunda Gomes Noronha. O encontro terá ainda a presença da corregedora de Justiça das Comarcas da Região Metropolitana de Belém, desembargadora Eliana Abufaiad e da corregedora de Justiça das Comarcas do Interior, desembargadora Maria Rita Xavier.

À tarde, às 14h30, o presidente nacional da OAB tem audiência marcada com a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), desembargadora Francisca Formigosa, e às 19h, uma nova audiência, desta vez com a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa.Entre os assuntos pautados para a reunião estão questões como a situação da advocacia no Pará e os conflitos pela posse da terra na região.