[CCJA dá início ao evento Falas Femininas na Jovem Advocacia]

CCJA dá início ao evento Falas Femininas na Jovem Advocacia

O evento está sendo transmitido pelo canal da OAB da Bahia no Youtube

A OAB da Bahia, através do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia, deu início na noite desta segunda-feira (29) ao Falas Femininas na Jovem Advocacia, que até quarta-feira (31) reúne diversas personalidades do universo jurídico para debater o tema Nossa força, nossa voz. As inscrições são gratuitas e as palestras serão transmitidas ao vivo, às 19h, no canal da OAB da Bahia no Youtube.

A abertura contou com a presença de toda a Diretoria da Seccional, das conselheiras federais Daniela Borges e Ilana Campos, da presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB da Bahia, Renata Deiró, da presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional, Daniela Portugal, do presidente da CAAB, Luiz Coutinho, além de presidentes de diversas Subseções.

Primeira mulher a presidir a OAB Jovem da Bahia, Sarah Barros destacou que as advogadas sempre foram muito participativas e tiveram voz no CCJA. "Posso dizer com toda a certeza que quando tive a oportunidade de ser vice-presidente eu fui vista. Sempre tive voz. Isso é um cuidado que a gente percebe dentro da OAB da Bahia", disse.

O presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, parabenizou o Conselho Jovem pela iniciativa e ressaltou a sua satisfação em ver a advocacia jovem da Bahia sempre inovando. "Hoje, pelo número de representantes jovens femininas que a OAB da Bahia tem, tenho certeza que esse será um evento grandioso não apenas na qualidade das exposições, como também na quantidade de participantes. Isso é muito importante porque vivemos um processo de transformação", afirmou.

Ana Patrícia Dantas Leão, vice-presidente da OAB da Bahia, ressaltou que é motivo de muita alegria ver o que vem sendo feito em prol da jovem advocacia e, sobretudo, das jovens advogadas. "Esse evento é de uma importância absurda porque eu vejo no nosso sistema como estamos amadurecendo e como a presença da jovem advocacia nos enriquece e nos fortalece", disse.

De acordo com a secretária-geral da OAB da Bahia, Marilda Sampaio, essa nova geração de mulheres advogadas representa a liberdade. "Vocês conseguiram, diante de tudo aquilo que a gente já viveu no passado ter a oportunidade de dizer: 'eu tenho uma voz, eu tenho liberdade. Eu posso gritar. Eu posso falar. Eu posso me manifestar ainda que queiram calar a minha voz e tirar a minha vida'".

Tesoureiro da OAB da Bahia e presidente de honra do CCJA, Hermes Hilarião destacou que a OAB é uma instituição plural que cuida de temas da advocacia, mas também das questões que são caras à sociedade. "A OAB Jovem está realmente de parabéns. Desde quando criamos o CCJA, buscamos fazer um Conselho Representativo e, desde a gestão passada, tínhamos paridade no Conselho Jovem e hoje há mais mulheres do que homens no Conselho Jovem".

Daniela Borges frisou que nesse momento pandêmico as mulheres estão enfrentando as mesmas dificuldades que os homens, mas ainda vivem peculiaridade por serem mulheres. "Por isso eventos como estes são importantes. Nossa instituição precisa chegar para toda a advocacia. A OAB precisa ser de todos e de todas", afirmou.

A também conselheira federal Ilana Campos convidou as jovens advogadas para conhecerem a área do Direito Administrativo, um segmento tão fascinante quanto os demais e que concentra uma série de possibilidades. "É um ramo que abracei há 35 anos e sempre tive muito sucesso. É muito importante que a gente que tem mais experiência passe para os mais jovens essa prática que cada um tem na sua especialização", disse.

Daniela Portugal, presidente da Comissão da Mulher Advogada na Seccional, destacou a importância da construção das parcerias para o fortalecimento das pautas femininas no sistema OAB. "O cenário que nós temos hoje na OAB da Bahia em relação à paridade nós levamos para o âmbito nacional. A OAB da Bahia deu o exemplo para a aprovação da paridade no Conselho Federal".

Para Renata Deiró, presidente da Comissão de Proteção dos Direitos da Mulher, mais importante ainda do que as conquistas concretas, visíveis em questões como a paridade de gênero, foi a mudança de paradigma dentro do sistema OAB. "Mudar o pensamento das pessoas é mais importante até do que conseguir ações concretas", frisou.

Representando a advocacia do interior, a presidente da OAB de Alagoinhas, Thais de Faro, agradeceu a todas aquelas mulheres que em algum momento da história da advocacia baiana trouxeram contribuições para o fortalecimento da pauta. "Sou a presidente mais jovem e sou resultado de tudo o que foi feito pelas mulheres fortes que nos antecederam a ainda estão atuando. É um presente estar aqui em nome da advocacia do interior", afirmou.

A diretora da Escola Superior da Advocacia, Thais Bandeira, parabenizou a OAB Jovem pelo evento. "Mais uma vez, um gol de placa do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia. É muito importante esse formato de diálogo com participação feminina", disse. O evento contou ainda com os relatos das conselheiras jovens Nayara Pereira, Manuela Iglesias, Caroline Pio, Lorena Caldas, Gabriella Marinho, Isabela Fragoso, Giselle Leal, Michele de Carvalho, Poliana Santana, Jéssica Coimbra e Renata Simões.