Comandante da PM garante reforço no policiamento do Fórum Regional do Imbuí

Após enviar ofícios ao comandante geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão, ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e ao governador Rui Costa, solicitando a instalação de uma base ou unidade da PM no Fórum Regional do Imbuí, o presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, esteve na manhã desta segunda-feira (11) com o comandante Anselmo para tratar do problema da segurança nas redondezas daquela unidade jurisdicional.

O encontro aconteceu no Comando Geral da PM, no Quartel dos Aflitos. Luiz Viana esteve acompanhado pela conselheira seccional Dervana Coimbra, que na última sessão do Conselho Pleno da OAB-BA, na sexta-feira (08) manifestou preocupação com a insegurança do Fórum do Imbui, pelo presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia da OAB-BA, Hermes Hilarião, pela juíza diretora do Fórum Regional do Imbuí, Maria Virgínia Cruz, pelo juiz Raimundo Nonato Braga, representando o juiz coordenador da Coordenação dos Juizados Especiais do Estado da Bahia (COJE), Paulo Chenaud, e pelo supervisor geral do fórum, Marcus Vinícius Queiroz. Também participaram do encontro o comandante do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), Coronel Uzeda, e o comandante da 39ª CIPM, responsável pelo policiamento na região do Imbuí, Major Gabriel Neto.

Na oportunidade, foi apresentada ao comandante a amplitude dos serviços judiciários no Fórum Regional do Imbuí, que conta com seis turmas recursais e mais 30 varas onde são realizadas diariamente mais de 800 audiências. O prédio recebe diariamente 63 juízes togados, 139 juízes leigos, 91 conciliadores, 458 servidores e 50 terceirizados, com um fluxo diário de pessoas superior a 4.200 por dia. O coronel Anselmo garantiu reforço no policiamento, inclusive com policiais em motocicletas para fazer o patrulhamento da área.
O presidente Luiz Viana ficou satisfeito com a reunião. “Fizemos uma visita muito importante hoje, viemos junto com os diretores do Fórum Regional do Imbuí tratar da segurança nos arredores do fórum, que está nos preocupando muito em relação às advogadas e aos advogados”, explicou. “Fomos muito bem recebidos pelo comandante geral Anselmo, que nos garantiu fazer a efetivação de um posto avançado, uma base, com a participação de policiais militares com motocicletas, para fazer um policiamento bem ostensivo. Eu saio daqui com muita esperança de que será resolvido o problema da segurança no Fórum do Imbuí", concluiu Viana. Para o comandante geral da PM, Coronel Anselmo Brandão, “é de grande valia nós termos um órgão como a OAB como parceiro da Corporação”.  O comandante pontuou que a reunião desta segunda (11) é também fruto de um trabalho que a PM vem fazendo no Fórum, de relacionamento com a comunidade jurídica e os funcionários. “Tudo isso demonstra que com a polícia mais próxima das instituições, da sociedade, nós conseguimos com mais facilidade resolver os problemas e encontrar saídas”, destacou. Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA