Comissão das Sociedades de Advogados e CESA discutem honorários e novo CED

Com os temas “A formação do valor dos honorários advocatícios” e “O projeto do novo Código de Ética e Disciplina (CED) da OAB”, foi realizada, na noite de terça-feira (04), na Casa do Comércio, na Av. Tancredo Neves, uma palestra promovida pela Comissão das Sociedades de Advogados da OAB da Bahia e pela seccional baiana do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA). Os painéis tiveram como palestrantes as advogadas Beatriz Machnick e Mariana Oliveira, diretora do CESA.
Participaram da mesa alta o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, o presidente nacional e o vice do CESA, Carlos Roberto Fortes Mateucci e Carlos José, respectivamente, o presidente da Comissão Nacional das Sociedades de Advogados do Conselho Federal, André Godinho, e o presidente da Comissão das Sociedades de Advogados da OAB-BA, Humberto Valverde.
“Esse evento é muito importante, porque ajuda a esclarecer às Sociedades de Advogados temáticas que são inerentes a elas, como a formação do preço dos honorários advocatícios, assunto que repercute em toda a sociedade”, destacou Valverde.
Ainda sobre os honorários, Luiz Viana afirmou acreditar na existência de uma “tensão ética” e destacou a importância dos debates na resolução do conflito: “Há, hoje, uma tensão permanente dos advogados entre cobrar um valor que seja bom e ético ao mesmo tempo. Eventos assim, portanto, são importantes, para que possamos discutir questões desta natureza, que são permanentes”, ressaltou.
“Importante” também foi a palavra utilizada por Carlos Mateucci para descrever a palestra, que, segundo ele, serviu para levantar questões ligadas à competência e moral da advocacia: “Esse encontro é relevante, porque se propõe a discutir o modo de se fazer advocacia com qualidade e ética. Por isso, representando mais de mil sociedades de advogados, gostaríamos de dizer que estamos e estaremos sempre com a OAB, estreitando nossos laços e encorpando, cada dia mais, a voz da advocacia”, concluiu.
Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA