Notícias

Debate sobre o enfrentamento à cultura do estupro lota auditório da Câmara Municipal de Vereadores em Eunápolis.

A cultura do estupro e as políticas de combate à violência contra a mulher foram temas de uma mesa promovida pela OAB - Subseção Eunápolis, por meio da sua Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, na manhã de sexta-feira (15/07).

O evento lotou o auditório da Câmara Municipal de Vereadores com cerca de 200 pessoas, contando com participação significativa da classe da advocacia, professores e diversos segmentos da sociedade civil.

A presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB - Subseção Eunápolis - Karina Cris e as advogadas integrantes da Comissão - destacaram a importância do debate com o escopo de direcionar ações efetivas para combater à cultura do estupro, devendo quebrar paradigmas históricos e culturais, pois a mulher não deve ser idealizada como objeto sexual, mas sim como protagonista das ações sociais, políticas e profissionais.

O evento contou com a participação especial da Presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB Bahia - Lia Barroso - e da vice-presidente da OAB Bahia - Ana Patrícia Dantas.

"A quantidade de mulheres brasileiras vítimas de abuso sexual é espantosa. É necessário haver uma mudança de pensamento, para que possamos atuar de forma unificada, extinguindo esse crime brutal e que aterroriza nossa sociedade" pontuou Lia Barroso.

 As debatedoras elevaram o nível do tema, demonstrando amplo conhecimento, em diversos momentos foram ovacionadas pela plateia.

Além das representantes da OAB, também debateram o tema Dra. Valéria Fonseca, Célia Santana, Delliana Ricelli Ribeiro e Reginalva Santana.

A vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas, ressaltou "a importância do evento para reforçar, nas entidades públicas, nas organizações governamentais, na sociedade civil e também na imprensa, a importância desta discussão e da promoção de ações efetivas para combater à cultura do estupro".

Finalizou o discurso elogiando publicamente "à diretoria da OAB - Subseção Eunápolis como uma gestão que ganha destaque no cenário estadual pelos trabalhos que vem sendo desenvolvidos, fato este reconhecido pelos dirigentes da OAB Bahia e pela sociedade, sendo que possuem à marca da competência e dedicação".

Na tarde da sexta-feira, a vice-presidente da OAB - BA juntamente com o presidente da OAB - Subseção Eunápolis Alex Ornelas e uma comitiva de advogados realizaram visitas institucionais e protocolizaram ofícios na Justiça Federal e na Delegacia de Polícia Civil visando que sejam observadas e respeitadas as prerrogativas profissionais da advocacia no exercício da profissão.

O presidente da OAB - Subseção Eunápolis - Alex Ornelas - foi enfático e seguro em dizer que "não se transige com prerrogativas".