Notícias

[Em Fórum da OAB-BA e IDDBA, especialistas debatem caminhos do Direito Desportivo ]

Em Fórum da OAB-BA e IDDBA, especialistas debatem caminhos do Direito Desportivo

O encontro aconteceu nesta quarta-feira no auditório da Faculdade Baiana de Direito

Nesta quarta-feira (6), aconteceu o I Fórum Baiano de Direito Desportivo. O evento foi uma iniciativa do Instituto de Direito Desportivo da Bahia (IDDBA) e da Comissão de Direito Desportivo da OAB-BA e lotou o auditório da Faculdade Baiana de Direito, no Stiep. 

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, parabenizou os envolvidos na organização e ressaltou que o fórum foi de grande importância para o fomento da especialidade na Bahia. "O Direito Desportivo tem crescido muito nos últimos tempos, inclusive com os problemas que temos na Justiça do Trabalho, e esse tem sido um campo procurado por muitos advogados", disse.

Luiz Coutinho, presidente da CAAB e que apoiou a realização do encontro, afirmou a importância de se desenvolver esse campo profissional. "É uma satisfação poder estar caminhando com vocês, pensando no esporte, na legislação que rege essa matéria e assim ajudar a desenvolver o tema".

Segundo o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-BA, Fabiano Vasconcelos, o fórum foi pensado desde o início do mandato, até por se tratar de um tema novo e que vem sendo muito requisitado por jovens advogados e colegas de outras especialidades que estão migrando de área. "Haja vista o número de presentes aqui, esse campo tende a crescer bastante e atrair muitos profissionais".

Para Juliana Camões, presidente da Comissão de Esportes da OAB-BA, o evento atendeu a uma demanda da classe que está em busca de novos conhecimentos. "Esse é um campo que agrega muitos advogados e advogadas e, além dos juristas, temos profissionais de outras áreas interessados no assunto", disse.

O evento contou com a presença do presidente da Comissão Nacional de Direito Desportivo da OAB, Tullo Cavallazzi Filho. Ele destacou que a Bahia é berço de grandes profissionais da área e se transformou, nesta quarta-feira, no grande centro de discussão da matéria. "O Direito Desportivo é, senão a área mais importante, a que mais desponta para a jovem advocacia e para aqueles que querem iniciar em uma nova especialidade". 

Secretário-geral da CAAB e membro da Comissão Nacional de Direito Desportivo, Milton Jordão reforça que o fórum ajuda a solidificar a cultura do Direito Desportivo no nosso estado. "É um ramo que vem ganhando muita projeção ultimamente e trouxemos para a Bahia uma série de autoridades de fora do estado ao mesmo tempo que valorizamos os nomes daqui".

Um dos palestrantes do evento, o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Belintani, classificou como importantíssima a iniciativa da OAB-BA. "Apesar do Direito Desportivo ser uma área clássica do Direito, ela vem crescendo cada vez mais e a Bahia vem tendo uma participação importante nisso", disse. 

Ainda de acordo com Belintani, a Seccional está de parabéns por mais essa iniciativa pioneira. "O que a OAB começa a discutir, geralmente, ganha corpo, ganha forma e eu acredito que o Direito Desportivo vem crescer muito na Bahia", concluiu.

Foto: Clécio Max/CAAB