Notícias

Ética e conhecimento são temas de discursos em entrega de carteira na OAB-BA

A OAB da Bahia entregou carteira a 74 estagiários em solenidades realizadas na tarde da última segunda-feira (15/05). Os encontros aconteceram na sede da seccional, na Rua Portão da Piedade, e contaram com as presenças do secretário-geral adjunto da OAB-BA, Pedro Nizan Gurgel, do conselheiro Luís Vinícius, da integrante da OAB Jovem Bruna Luiza e dos advogados Marinalva de Sena Barbosa e Juan Soares.

Saudando os estagiários, Nizan falou sobre a concorrência no mercado de trabalho e as qualidades necessárias à profissão. “O mercado da advocacia é extremamente competitivo, onde só os bons se sobressaem. Neste contexto, o estudo aparece como uma ferramenta de fundamental importância à formação técnica e qualificação do advogado”, disse.

Além do conhecimento, outro ponto destacado pela oradora Bruna Luiza como indispensável à profissão foi a ética. “Nossa profissão vem sendo desvalorizada por nós mesmos. E não podemos marginalizar isso. Uma vez que somos essenciais à Justiça, precisamos, antes de qualquer coisa, ser éticos e trabalhar em prol do outro, como aprendemos na faculdade”, ressaltou.

Complementando o discurso dos colegas, o conselheiro Luís Vinícius afirmou que a advocacia é a profissão da defesa, da liberdade e da democracia. “Isto porque só a nós, advogados, é conferível ter uma profissão que exerce a defesa, postula pela liberdade e defende, em último caso, o regime democrático de direito”, concluiu. Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)